Operação Impacto termina com seis prisões

Operação cumpriu 18 mandados de busca e apreensão em Osório e Charqueadas.

A Polícia Civil (PC) deflagrou no início da manhã desta quarta-feira (3), a Operação Impacto, realizada nos municípios de Osório e Charqueadas, na região Metropolitana do Estado. O alvo das ações é uma organização criminosa responsável por crimes com homicídio, corrupção e assaltos. Segundo o delegado João Henrique Gomes, o grupo utilizava menores de idade para cometerem os crimes. De acordo com ele, os adolescentes eram recrutados para executar “desafetos” da facção.

Ao todo, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão. Seis pessoas foram presas, sendo cinco em Osório e outra em Charqueadas. Durante as ações foram apreendidas diversas drogas como maconha, crack e cocaína, além de aparelhos celulares, dinheiro e anotações do tráfico.

Essa ação faz parte da Operação Ponto Final, realizada pela PC e o Ministério Público, em novembro do ano passado. Na época, foram cumpridas 21 ordens judiciais, em Osório, Charqueadas e também em Tramandaí. Na ocasião, seis pessoas da mesma facção foram presas e dois adolescentes apreendidos.

Conforme o delegado Gomes informou, as investigações iniciaram a nove meses, logo após um aumento no número de homicídios na região, principalmente em Osório. Vale destacar que a Operação desta quarta, também contou com a participação dos agentes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), visto que, algumas das lideranças do grupo criminoso estão presas na Penitenciária Modulada Estadual de Osório (PMEO) ou em outros presídios do Litoral e da Região Metropolitana.

Fotos: PC

Durante as ações foram apreendidas diversas drogas como maconha, crack e cocaína, além de aparelhos celulares, dinheiro e anotações do tráfico.