Operação Hoplitas prende 10 pessoas na região

Em Osório, homem foi preso por tráfico de drogas.

Entre a última sexta-feira (6) e domingo (8), a Brigada Militar (BM) realizou diversas ações de combate à criminalidade em todo o Estado. As ações fazem parte da Operação Hoplitas, a qual tem intuito de reduzir o número de homicídios, latrocínios e crimes contra o patrimônio.

Apenas no Litoral Norte, foram 355 veículos abordados, sendo identificadas 618 pessoas. Dessas, 10 foram presas, sendo quatro por mandados de prisão nos municípios de Cidreira, Terra de Areia e Torres. Além disso, outras 19 pessoas foram autuadas por irregularidades de trânsito. Durante as ações foram apreendidas diversas porções de drogas como crack, cocaína e maconha.

Em Osório, foi realizada a prisão de um indivíduo por tráfico de drogas, após denúncia pelo telefone 190. Com o homem foram encontradas porções de crack. Ele tem passagens policiais por tráfico, lesão corporal, arrombamento a estabelecimento comercial, entre outros delitos. Ele foi levado a Delegacia de Polícia (DP) da cidade, onde foi registrada a ocorrência.

No total, foram identificadas 4.823 pessoas, sendo abordados 2.060 veículos e fiscalizados 32 estabelecimentos. Ao todo, foram presas 806 pessoas, sendo apreendidos: 1.228,82 quilos de drogas, 34 armas brancas, 32 armas de fogo, 35 veículos e R$ 23.851,48 (vinte e três mil oitocentos e cinquenta e um reais e quarenta e um centavos). As ações foram realizadas em 241 municípios do Estado, contando com a presença de 1.833 agentes militares e de outros órgãos de segurança pública e 443 viaturas.

HOPLITAS – A Operação realizada pela Brigada Militar ganhou esse nome em alusão aos soldados de infantaria da Grécia Antiga, os quais utilizavam de um grande escudo para lutarem nas batalhas: o Hóplon. Daí o nome, Hoplitas. Notabilizados pela disciplina, espírito de corpo e elevado grau de treinamento, os hoplitas simbolizam o espírito guerreiro de uma tropa no enfrentamento de quaisquer adversidades, lutando lado a lado para formar uma linha em defesa de seu povo.

Foto: BM