POLICIAL

Operação Golfinho registra redução nos crimes

A Brigada Militar (BM) divulgou os dados do 1º mês da Operação Golfinho realizada no Litoral gaúcho. Segundo o comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Litoral Norte (CRPO Litoral), o coronel Leandro Luz, até segunda-feira (18) foram realizadas 1.326 barreiras policiais, sendo fiscalizados cerca de 18 mil veículos e abordas pouco mais de 30 mil pessoas.

As barreiras, de acordo com o coronel Luz, são fundamentais para o combate a criminalidade: “Esta atuação preventiva da Brigada Militar resulta na redução de muitos crimes. As abordagens em barreiras tiram de circulação, por exemplo, um motorista embriagado, e apreendem drogas e armas”, explicou o comandante do CRPO Litoral.

Em comparação, com os primeiros 30 dias da última Operação Verão, nessa temporada foi registrada uma queda em todos os índices criminais. Um exemplo são os furtos qualificados, que reduziram 53%. Outros destaques são: os roubos a pedestre (41,49%), os roubos de veículos (40%), e também os homicídios dolosos, que tiveram uma queda de 25%.

Mais alguns indicadores criminais com reduções significativas foram o furto/arrombamento em estabelecimento comercial e roubo em residência, ambos com 28,5%, e 12,6%, respectivamente. Vale destacar que a Operação Golfinho segue até o fim da temporada de Verão, no final de março.

Foto: BM