NOTÍCIAS CURTAS

Prefeito de Torres Carlos Souza ao lado do governador Eduardo Leite.

IMBÉ – O Podemos de Imbé, encaminhou na segunda-feira (8), uma denúncia ao Ministério Público (MP) de Tramandaí referente a utilização de um carro oficial da Prefeitura de Imbé que transportava eleitores ao Cartório Eleitoral. O fato teria ocorrido no dia 04 deste mês.

Segundo a denúncia, as pessoas teriam sido acompanhadas de um assessor parlamentar do gabinete da Bancada do MDB e o veículo estava sendo conduzido por um servidor do Gabinete do Prefeito Ique Vedovato. Vereadores de oposição receberam vídeo e fotos comprovando o fato e se dirigiram ao Cartório Eleitoral, onde foi informado que foram feitas dezenas de transferências e regularizações de título neste dia e que o funcionário do Legislativo esteve algumas vezes no local acompanhando diversas pessoas.

No documento encaminhado ao Ministério Público consta ato notarial para autenticar as imagens, vídeos, fotos, relato dos fatos, portarias e atribuições dos servidores envolvidos. O presidente do Podemos de Imbé, Carlos Barreto Júnior, disse que os veículos deveriam estar prestando serviços à comunidade e não transportando eleitores. “Cabe agora ao Ministério Público investigar e tomar as providencias cabíveis e legais” declarou. A prefeitura de Imbé, por meio da Secretaria de Comunicação e Transparência, informou que aguarda a notificação para poder se manifestar sobre o assunto.

TORRES 1 – O prefeito Carlos Souza, acompanhado de uma comitiva, esteve em Porto Alegre, durante a manhã de segunda-feira (8), para o lançamento oficial do 34º Festival Internacional de Balonismo de Torres. A cerimônia aconteceu no Salão Negrinho do Pastoreio e contou com diversas autoridades, incluindo o governador Eduardo Leite.

Durante a cerimônia, balões coloridos foram inflados em frente ao Palácio Piratini e chamaram a atenção para o evento. Já na parte da tarde, as atividades continuam no estacionamento do Parque Harmonia, com exibição do voo cativo. A ação contou com a participação dos pilotos Fábio Lopes Jean Martins de Lima, Luis Fernando Boina, Murilo Martins e Rogério Daitx, divulgando a modalidade. Os quatro aproveitaram a ocasião para falarem com o público presente e tirarem fotos com os fãs.

O Festival de Balonismo está marcado para acontecer entre os dias 1º e 05 de maio. Neste ano serão cerca de 70 competidores voando pelo céu de Torres. Além da competição, haverá passeios de balões, espaços culturais, feiras, shows e muito mais. O evento será realizado pela prefeitura de Torres, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, com apoio da Secretaria de Turismo do Estado e do Ministério do Turismo.

TORRES 2 – O município do Litoral Norte está empenhado para conseguir a aquisição de um novo Instituto Federal (IF) para a região. Na próxima quarta-feira (17), será realizada uma Audiência Pública na cidade para tratar do assunto. O evento deverá contar com a participação da deputada estadual Sofia Cavedon (PT). A parlamentar é presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Estado (AL-RS).

TRAMANDAÍ – Foi inaugurada no final de março, em Tramandaí, a Praça Manoelito Carlos Savaris. Localizado na Rua Boto Cinza na Zona Sul da cidade, o local leva o nome do ex-presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). A homenagem foi idealizada pela Associação de Moradores do Bairro Aldeia da Lagoa (Ambal). A cerimônia contou com a presença de diversas autoridade, incluindo o prefeito de Tramandaí Luiz Carlos Gauto, além de familiares do homenageado.

Ao longo de sua trajetória, o tradicionalista ocupou os cargos de patrão nos CTGs Heróis Farroupilhas e Campo dos Bugres, ambos de Caxias do Sul, na Serra gaúcha. Savaris foi presidente do extinto Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), de 2007 a 2010, e da Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha (CBTG), entre os anos de 2012 e 2013. Ele também lançou diversas obras sobre a cultura gaúcha, incluindo os títulos: ‘Rio Grande do Sul: história e identidade’ e ‘Manual de Tradicionalismo Gaúcho’, ambos lançados pelo MTG, instituição pelo qual presidiu por várias vezes, até falecer em 17 de junho de 2023, quando estava no seu 9º mandato à frente do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Praça na Aldeia da Lagoa leva nome de ex-presidente do MTG.