REGIÃOSAÚDE

Município do Litoral recebe nova ambulância do Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do RS recebeu na última sexta-feira (1) o reforço de oito ambulâncias. Os veículos, zero km, foram entregues pelo Ministério da Saúde (MS) em cerimônia realizada em Porto Alegre.  De acordo com o secretário de Atenção Especializada do Ministério, Helvécio Magalhães Júnior, a ação reforça a assistência médica de urgência e emergência, ao passo que substitui equipamentos já defasados ou expande a rede do Samu no Estado.

Entre as oito cidades contempladas, está Imbé, que terá sua base operacional ampliada, assim como Butiá e Caxias do Sul. Já os municípios de Bento Gonçalves, Lajeado, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões e Taquara terão uma nova ambulância cada, devido a reposição ou desativação de veículos antigos. “O objetivo é qualificar as condições de trabalho dos profissionais do serviço e oferecer melhor atendimento à população reduzindo o tempo de resposta às ocorrências”, destacou o Helvécio Magalhães Júnior.

Ainda durante a entrega dos veículos, o secretário afirmou que o Ministério da Saúde está entregando até o final deste ano, em todo o país, 330 novas ambulâncias. Além disso, Helvécio afirmou que o Samu nacional terá toda sua frota renovada até 2026. “Estamos trabalhando na aquisição de 2,8 mil veículos de emergência”, explicou.