ESPORTES

Municipal de Futsal conhece semifinalistas da Série Ouro

OSÓRIO – O Ginásio do Cirão recebeu na noite de quarta-feira (30/10), as partidas das quartas de final da Série Ouro do Campeonato Municipal de Futsal. Os jogos seguiram com dois tempos de 15 minutos. A única mudança em relação a primeira fase foi o aumento de um pedido de tempo, que antes era de um por partida, passando a ser um cada tempo de jogo, totalizando dois.

No primeiro jogo da noite, o Resenha (Santo Antônio da Patrulha) eliminou o Sertão. Após empate em 0 a 0, a equipe patrulhense derrotou os donos da casa na disputa de pênaltis por 4 a 3. Em um primeiro tempo equilibrado, as melhores chances foram do Resenha. Em chute de Teixeira, Jeisson defendeu. Alguns minutos depois, Maicom arriscou um chute de longe e o goleiro do Sertão se esticou no canto para fazer a defesa.

Na segunda etapa, a partida começou mais movimentada. Bem nervoso, o Sertão chegou a três faltas em menos de quatro minutos. Aos 5min, depois de jogada de pé em pé do Resenha, Luan escorou e Yuri chutou, mas a bola bateu no pé da trave. Aos 7min, o Resenha tentava um contra-ataque, quando Jeisson saiu do gol e conseguiu afastar o perigo, dando um passe no pé de Carruíra. O camisa 9 do Sertão finalizou de dentro da área e Kauê defendeu. Um minuto depois, em bela triangulação do Resenha, Luan escorou e Jeferson chutou na trave. Já aos 9min, após passe errado de Bruno Marçal (Sertão), Jeferson finalizou e a bola bateu no travessão. No rebote, Luan encheu o pé, o defensor do Sertão tirou a bola de dentro do gol e a arbitragem mandou a partida seguir.

O Resenha seguiu pressionando e, aos 11 minutos, o Sertão chegou a quinta falta. Aos 13min, Nininho recebeu na área e chutou para fora. Aos 14min, em uma das poucas chances do Sertão na partida, Bruno Marçal girou em cima de Maicom e chutou, mas Kauê fechou o ângulo e fez boa defesa.

Na jogada seguinte, a bola bateu no peito de Welinton e o árbitro deu mão: 6ª falta do Sertão e tiro-livre. Teixeira bateu no canto e Jeisson defendeu. Faltando 12 segundos para o término da partida, Maicom chutou a bola para a área, que tocou em Bruno Marçal: mais uma reclamação de pênalti que não foi marcado. Já no estouro do cronômetro, Carruíra teve a chance para dará a vitória ao Sertão. Ele dominou na entrada da área, mas finalizou para fora. Final de jogo! 0 a 0 e a vaga para as semifinais seria decidida nos pênaltis.

Pênaltis – Welinton abriu as cobranças para o Sertão e parou no goleiro Kauê. Na sequência, Yuri abriu o placar para o Resenha:  1 a 0. Carruíra deixou tudo igual: 1 a 1. Na segunda cobrança do Resenha, Teixeira mandou no travessão, seguindo empatado em 1 a 1. No terceiro chute de Sertão, Bruno Marçal tirou do goleiro para fazer 2 a 1. Na cobrança seguinte, Luan chutou, a bola tocou na trave e entrou: 2 a 2. Sidi (Sertão) e Maicom (Resenha) marcaram nas cobranças seguintes, deixando a disputa empatada em 3 a 3. Já na disputa dos goleiros, Jeisson parou em Kauê. E coube ao goleiro do Resenha ser o herói da classificação, fazendo o 4 a 3, gol que confirmou a equipe de Santo Antônio da Patrulha nas semifinais da Série Ouro.

Largados
Vs
Milan

O adversário do Resenha será o Largados (Capão da Canoa). O atual campeão da Série Ouro do Municipal de Futsal sofreu, mas conseguiu derrotar o Milan de virada pelo placar de 3 a 1. Apesar de praticamente dominar a partida, o Largados viu o goleiro Bertol parar as suas finalizações.

Aos poucos, o Milan começou a gostar do jogo e, aos 8min, depois de uma boa troca de passes, a bola sobrou para Marcinho, que acertou um chute no alto para abrir o placar para o time osoriense. Dois minutos depois, quase que o Milan amplia: Marcinho chutou cruzado e Luis Gustavo não conseguiu alcançar.

Com dificuldades de criar, o Largados chegou a levar perigo em uma cobrança de falta Julinho, onde a bola passou perto do gol de Bertol. Faltando cinco segundos para o final do primeiro tempo, o Largados puxou contra-ataque e Xi, na entrada da área, parou em Bertol.

2º Tempo – O Largados voltou do intervalo em cima atrás do empate. Aos 2min, após cobrança de lateral, Gabriel chutou e Bertol salvou quase em cima da linha. Aos 3min, Robinho cortou para o meio e chutou para defesa de Bertol. Na jogada seguinte, saiu a resposta do Milan. Aos 4min, Jajá roubou a bola, passou por dois e rolou para Maurício, que chutou de primeira, a bola, que tinha endereço, bateu nas costas do jogador do Largados e saiu pela linha lateral.

Aos cinco minutos, em saída errada do Milan, o Largados chegou ao empate. Julinho recebeu de Yago e tocou no canto para fazer o 1 a 1. Um minuto depois, a equipe de Capão conseguiu a virada. Yago girou em cima da marcação e chutou para defesa de Bertol, a bola voltou para o Largados e, depois de mais uma defesa de Bertol, Julinho empurrou para as redes: 2 a 1.

A partida seguiu pegada, com os dois times reclamando muito da arbitragem. Aos 9min, Yago (Largados) ganhou de Hyago (Milan) e tocou para Julinho na área, que chutou para defesa de Bertol. Após o lance, a partida foi parada para a secagem da quadra. Enquanto isso, as duas equipes foram para cima da arbitragem para reclamar. O treinador do Largados, Biel, muito exaltado, xingou um dos árbitros e foi expulso.

O clima seguiu quente. Aos 11min, Matheus (Milan) fez falta em Butiá (Largados) e os dois seguiram batendo boca. O camisa 09 do Milan foi para cima do árbitro, recebendo o cartão amarelo. Na saída de quadra, Matheus deu um bico na bola para longe e o jogador do Largados devolveu a bola no banco do Milan. Na cobrança da falta, Robinho acertou um chute forte na trave.

Na sequência da partida, Robinho (Largados), mesmo no chão, tentou acertar um chute em Luis Gustavo (Milan) e a partida seguiu. No desenrolar da jogada, o atleta acabou se cobrando, fazendo em outro jogador do Largados. O time de Capão teve outra chance para marcar, aos 12min, mas Robinho acabou parando em Bertol quando tentou driblar o goleiro.

Aos 13 minutos, em uma troca errada do Milan, Matheus recebeu o segundo amarelo e foi expulso. A partir daí a partida degringolou. Faltando menos de um minuto para o término do jogo, em lance na linha de fundo, Butiá e Hyago se desentenderam e começou a confusão. Somente Yago (Largados) foi expulso. Em falta para o Milan, a equipe da casa colocou Gabriel de goleiro linha. O camisa 08 chutou, Ronald espalmou e no rebote, Gabriel finalizou para fora.

Na sequência, em ataque do Largados, Maurício (Milan) empurrou Butiá (Largados) e a confusão começou. Dessa vez, os dois jogadores foram expulsos. Após muito bate-boca, na saída de quadra, Butiá quis puxar briga com alguém, começando um tumulto nos corredores do ginásio, que se estendeu até as ruas. Na confusão, o jogador Marcelo Vidal (BG) acabou levando uma cotovelada e teve o supercílio cortado.

Depois de algum tempo, a partida retornou para os 31 segundos finais. E, ainda deu tempo do Largados ampliar a vantagem. Aproveitando o goleiro linha do Milan, Robinho conduziu a bola e só tocou no canto para fazer o 3 a 1, gol que confirmou a vitória e a vaga do Largados para as semifinais da competição.

Atual campeão Largados (Capão) se classificou ao derrotar o time do Milan por 3 a 1.
Atual campeão Largados (Capão) se classificou ao derrotar o time do Milan por 3 a 1.

VITÓRIA APERTADA

Do outro lado da chave, a AF da Praia (Capão) derrotou o Lageado (Três Cachoeiras) por 1 a 0. A partida parecia que ia ser equilibrada. Logo no início, ambas as equipes tiveram uma chance para marcar, mas os goleiros apareceram bem, salvando seus respectivos clubes. Porém, depois disso, a AF tomou conta do jogo. Com a posse, o time de Capão da Canoa criava pouco e, quando conseguia chegar, parava no goleiro Bryan.

Se no que de bola não estava dando certo, a individualidade deu resultado. Aos 12min, em jogadaça de Gustavo Barrufi, o camisa 77 da AF passou por dois marcadores, tabelou com Pablo e, dentro da área, só empurrou para as redes: 1 a 0. Já aos 14min, a AF quase ampliou, mas o chute de Barrufi acabou passando ao lado do gol.

2º Tempo – A AF começou a segunda etapa em cima, mas não conseguia passar pela defesa do Lageado. A equipe de Capão começou a tocar a bola e deixar o tempo correr. Entretanto, as 8min, por pouco a AF não leva o empate. Após o árbitro não marcar uma falta na quadra de ataque, o Lageado puxou o contra-ataque, com três jogadores contra um, mas Luan, de frente para o gol, parou no goleiro Romário.

Com o Lageado marcando em cima, a AF tinha dificuldade para sair jogando e viu o adversário tentar uma pressão nos minutos finais. Aos 13min, em jogada de pé em pé, Sander chutou e Romário defendeu. Mesmo com Sander de goleiro linha, a AF segurou a vitória por 1 a 0, confirmando a vaga na semifinal da Série Ouro.

AF da Praia (Capão) garantiu vaga nas semifinais após vencer Lageado (Três Cachoeiras) por 1 a 0.
AF da Praia (Capão) garantiu vaga nas semifinais após vencer Lageado (Três Cachoeiras) por 1 a 0.

GOLEADA E CLASSIFICAÇÃO

O BG é o único representante de Osório nas semifinais da Série Ouro do Campeonato Municipal de Futsal. Muito superior ao seu adversário, a equipe não tomou conhecimento e aplicou 10 a 0 para cima do West Ham (Imbé), se igualando a maior goleada das categorias Adultas. A outra foi o 12 a 2 do Milan para cima do Los Medonhos, também de Imbé, ainda na primeira fase da Série Ouro.

Com 25 segundos, o BG abriu o marcador. Paulo Antônio chutou, Anderson defendeu e, no rebote, Nico chutou no alto para fazer 1 a 0. O BG seguiu com a bola, mas não conseguia ampliar a vantagem. Até que, aos 6min, Nico recebeu na ponta e tocou na saída do goleiro para fazer o segundo.

Na jogada seguinte, quase que o West Ham conseguiu descontar. Bruno Coelho arriscou um chute cruzado e a bola passou perto. O time visitante, aos poucos começava a ameaçar o BG. Aos 8min, Bruno Ribeiro finalizou e, mais uma vez, a bola passou tirando tinta da trave. Na jogada seguinte, o BG quase fez o terceiro. Em jogada de pé em pé, Luandrio recebeu de Vidal e, embaixo da goleira mandou na trave.

Aos 9min, em saída errada do BG, Bruno Ribeiro recebeu dentro da área e chutou para defesa de Giovani. E, no contra-ataque, Falcão chutou de bico para fazer o 3 a 0. O West Ham seguiu levando perigo e o goleiro Giovani continuou salvando o BG. Até que, aos 12min, o BG voltou a marcar. Em jogada de pé em pé, Falcão recebeu de Luandrio e fez o quarto. Já aos 14min, em escanteio cobrado para trás, Falcão acertou um chute forte para fazer o terceiro gol dele na partida e o quinto do BG.

2º Tempo – Com uma excelente vantagem, o BG voltou do intervalo com um time totalmente modificado até no gol, entrando Hiago no lugar de Giovani. E, mesmo com as mudanças, o ritmo da equipe não diminuiu. Aos 3min, Laércio recebeu de Dieguinho e chutou no canto para fazer o 6 a 0. Enquanto isso, sem mais nada a perder, o West Ham se jogava para cima, só que, dessa vez, parava em Hiago.

Sem muito esforço, o BG seguiu marcando gols. Aos 7min, Hiago lançou Nikinho, que só rolou para Alemão fazer o 7 a 0. Um minuto depois, em contra-ataque, Paulo Antônio partiu no mano a mano com Anderson, driblou o goleiro e rolou para o gol vazio: 8 a 0. E não era o dia do West Ham. Aos 9min, Felipe entrou cara a cara com Hiago e parou na trave. Aos 10min, em boa triangulação, Pico fez o 9 a 0. Na sequência, Pico recebeu de Nico e fez o décimo gol do BG. A equipe osoriense ainda teve chances para ampliar, mas o placar ficou mesmo em 10 a 0.

Único representante de Osório na semifinal da Série Ouro, BG goleou West Ham (Imbé) por 10 a 0.
Único representante de Osório na semifinal da Série Ouro, BG goleou West Ham (Imbé) por 10 a 0.

CAMPEONATO

As quartas de final do Municipal seguem até esta sexta (1), com os duelos da Série Prata e do Veterano (veja os confrontos na tabela no final da matéria). Lembrando que as semifinais, incluindo a da Série Ouro, acontecerão na próxima semana. Já as finais das categorias Adultas, incluindo o Feminino, devem ser realizadas em 22 de novembro. Já as finais das categorias de Base estão previstas para acontecer dois dias antes, em 20/11.

SÓ O QUE FALTAVA

Tem coisas que só acontecem no esporte de Osório. Normalmente, quando um atleta agride um árbitro (em qualquer modalidade esportiva), ele recebe uma grave punição. Entretanto, aqui no município é diferente. Para quem não sabe, há algumas semanas atrás o goleiro de um time da cidade acabou agredindo o árbitro após ser expulso em uma partida do Campeonato Municipal de Futsal.

Enquanto a vítima teve que fazer um Boletim de Ocorrência (BO) e não retornou para apitar a competição. O agressor foi punido, segundo ele, somente com três partidas de suspensão. Porém, a sua equipe não se classificou para o mata-mata do Municipal. Até aí tudo bem. Só que, o tal goleiro, ao invés de pegar uma punição mais pesada, foi “recompensado”, sendo convidado pela organização do Campeonato para fazer a segurança do local. Nada menos que irônico, o cara que agrediu um árbitro, tentando proteger a arbitragem. Vale ressaltar que a pessoa em questão foi a mesma que ameaçou este jornalista que escreve e também o veículo de comunicação por noticiar a agressão que ele cometeu (matéria publicada em 15/10). Desta vez, nem o nome e, muito menos a foto dele, serão publicadas. Mas o sujeito é conhecido por todos que acompanham o esporte local. É bom lembrar que a Segurança do Ginásio fica a cargo da organização do evento. O Municipal de Futsal de Osório é organizado pela prefeitura local, por meio da Assessoria de Esporte e Lazer.

CRÉDITOS
Lucas Rodrigues