Litoral Norte receberá ferrovia

Após o Meridional, a prefeitura de Arroio do Sal realizou no final do mês de agosto o lançamento do segundo Porto do município, o Litoral Norte S/A. Avaliada em cerca de R$ 30 bilhões, a nova estrutura será construída pela empresa Doha. Em modelo Offshore, o Porto será instalado a 2,8 mil metros (m) da Costa e terá um calado de 34m de profundidade, permitindo receber navios de grande porte.
Localizado no balneário de Arroio Seco, o Porto Litoral Norte contará com uma área de 130 hectares. Após a liberação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a Doha já começou os estudos ambientais. Conforme a empresa, as equipes técnicas preveem inovações tecnológicas que deverão reduzir, de forma significativa, os impactos ambientais que poderão ser ocasionados com as obras.
FERROVIA – Não bastasse isso, está prevista a implantação de uma ferrovia, a qual ligará a região com outros estados do país. Segundo a Doha, e estrutura terá concessão de 99 anos, podendo ser renovada pelo mesmo período. Conforme o projeto, a malha ferroviária deverá passar por Santa Maria (na região Central), toda a região Metropolitana do RS, Chapecó (SC) e Cascavel (PR), tendo como destino final a cidade de Terra Roxa (PR), na divisa com o Mato Grosso (MT). Também com orçamento de R$ 30 bilhões, o projeto será financiado pelos mesmos investidores do Porto.
CRÉDITO: Divulgação