Litoral Norte está preparado para receber turistas durante o Verão
Os municípios do Litoral Norte gaúcho já estão preparados para receber os turistas para a próxima temporada de Verão. Em 2022, foi possível que a região retomasse projetos e obras que estavam suspensas por causa da pandemia nos últimos dois anos. Obras de revitalização de vias e estradas receberam atenção especial da maioria dos municípios litorâneos, assim como investimentos em infraestrutura, coleta de lixo e manutenção na iluminação pública.
Os municípios da região da Serra do Mar também veem recebendo investimentos nos últimos anos, em melhorias para atender um público voltado ao turismo de aventura, rural e entretenimento, com rotas de bike, motociclismo, caminhadas, e outras modalidades esportivas. “Nossa região tem belezas naturais exuberantes, que estão sendo valorizadas pelos municípios serranos, com responsabilidade ecológica e turística”, destaca o presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), o prefeito de Arroio do Sal Affonso Flavio Angst (Bolão).
Nas praias do Litoral Norte, a expectativa é receber nas festas de final de ano e nos finais de semana um público aproximado de dois milhões de pessoas, considerando a migração populacional ocasionada pela pandemia e os fatores econômicos do país. A estimativa é que haja um aumento de pelo menos 50% da população fixa na região. “Estamos otimistas com o Verão 2023 e acreditando que deveremos atender muito bem todos que se deslocarem ao Litoral Norte do RS”, ressaltou Angst. Quanto a situação dos guarda-vidas, a expectativa é de que se normalize o número de profissionais que deverá atuar em todo o litoral até 15 de janeiro de 2023, confiantes de que o Governo do Estado estará atendendo a demanda da forma necessária.
Cuidados com o SARS COV2 Covid 19 e variantes
A Amlinorte informa que os municípios estão em alerta para os possíveis casos de Covid-19 que surgirem no período de veraneio, por meio das Secretarias Municipais de Saúde, cumprindo com todas as normas sanitárias estabelecidas pelo Estado e União. Desta forma, a Associação alerta a população que cumpra com as determinações de Saúde, mantendo o uso de máscaras e álcool gel, o distanciamento social e evitando aglomerações. Ela também sugere aos veranistas que completem o esquema vacinal, evitando assim a disseminação do vírus e contaminação.