CIDADESAÚDE

Iniciada programação do Novembro Azul

OSÓRIO – Na noite de segunda-feira (6), ocorreu a abertura do Novembro Azul no município. Com o slogan ‘Tchê Cuida Vivente’, a prefeitura preparou uma programação com diversas atividades durante todo este mês e para dar início, foi realizada uma live na sua Página do Facebook. Durante pouco mais de uma hora, o Dr. André Bendl e o secretário municipal de Saúde Danjo Renê falaram sobre a Saúde do Homem.

Para começar, o Dr. André trouxe um questionamento: – Porque o homem não se cuida? Para contextualizar, os dois trouxeram alguns números que comprovam esse questionamento. Conforme o secretário Danjo, a cada 10 pacientes, somente dois são homens. Já o doutor foi mais além. Segundo ele, enquanto em 2022, 24 milhões de mulheres se consultaram com o ginecologista, no mesmo período, apenas dois milhões de homens se consultaram com um urologista.

A falta de cuidado dos homens com a saúde faz com que eles vivam menos que as mulheres. Em Osório, a média é de pouco mais de 80 anos para mulheres e mais ou menos 71 anos para os homens. Para Danjo, isso está relacionado diretamente com a “barreira cultural”. É de senso comum frases como: “O homem não pode ficar doente porque tem que sustentar a família”; “Doença é sinal de fraqueza”; e “Quem procura acha”, essa, por sinal, utilizada por muitos para não irem consultar.

Porém, o doutor André ressalta a importância de mudarmos essa cultura: “O homem precisa se cuidar não só para trabalhar e sustentar a família, mas também para curtir a vida. Porque doença não avisa e pode ser genética. Aí que entra a necessidade do cuidado. O maior segredo na Saúde é a detecção precoce. Detectar precocemente e se cuidar mais tem que fazer parte do dia a dia do homem. Porque, só assim, em caso de encontrar algo pode ser resolvido o problema o quanto mais cedo possível”, declarou o Dr. Bendl.

CUIDADO COM TODAS AS DOENÇAS

Durante toda a fala do doutor André, ele não só levantou o cuidado com a próstata, mas sim, como todas as doenças, principalmente as que atingem o coração (infarto), o AVC e todos os tipos de câncer, incluindo o de pulmão e o de intestino, trazendo os seus principais sintomas.

Questionado sobre a “carne gorda”, Bendl falou que não só ela, mas que toda a alimentação não saudável pode ocasionar no risco de doenças como pressão alta, diabete e obesidade, e, futuramente, outras mais graves: “O corpo terá prejuízo por estar consumindo gorduras que são inadequadas, o que irá provocar uma lesão nos vasos sanguíneos do corpo todo, mas, principalmente, do coração ou do cérebro, fazendo com que o vaso se rompa (derrame) ou entupa (isquemia)”, alertou o doutor.

Para André é preciso ter uma alimentação saudável e balanceada, o que evitaria a obesidade. Somado a isso, a prática de exercício é outro fator que pode auxiliar na prevenção do Câncer de Próstata. Os principais sintomas da doença são: dificuldade para urinar, sangue na urina e alteração do jato urinário. Porém, o doutor alerta que esses sintomas, também podem ser indícios de outras doenças. O correto, segundo ele, é sempre consultar o médico e não tentar se auto diagnosticar e, muito menos, se medicar. “Na maioria das vezes, um simples problema, quando não tratado precocemente, pode virar um Câncer”, ressaltou o Dr. André.

Além do Câncer de Próstata, também existem o Câncer de Pênis e o de Testículo, que são bens mais raros de acontecer, mas também têm consequências ainda mais graves, podendo originar na amputação do órgão genital masculino. Para evitar esses casos, é recomendado um cuidado maior com a higiene. Para André, o homem, assim como a mulher, pode prevenir alguma doença pelo simples gesto do toque e, ele recomenda, que ao suspeitar de algo, o homem deve procurar o médico o quanto antes: “O homem tem que entender que o cuidado é o mais importante na saúde. Porque o homem que se cuida, se previne, busca atendimento para se diagnosticar e cumpre a receita, vive mais”, afirmou.

SAÚDE MENTAL

Uma de suas especialidades, Bendl trata a saúde mental como a mais importante, “porque quando estamos bem conosco e com aqueles que nos cercam, tudo fica mais fácil de se resolver”. Dados mostram que o homem é o que mais comete suicídio, tanto no mundo, quando no Brasil, no Rio Grande do Sul e até mesmo em Osório. Para o Dr. André, uma explicação para isso seria que “o homem está mais perto dos objetos de violência para morte”, além de que prefere buscar “resolver os seus conflitos de forma violenta”. Bendl aponta que o melhor seria “buscar resolver o conflito com o diálogo e não na violência. E se não deu no primeiro momento, vai para um segundo ou até conseguir uma solução”, explicou o doutor.

Para ele, “temos que acabar com a masculinidade nociva, porque o homem pode pedir ajuda”. Entretanto, o doutor afirma que: “só podemos ajudar esse homem quando ele entender que essa cultura não ajuda ele. Ele precisa repensar a masculinidade, o ser homem. Ele precisa entender qual é o papel do homem nos tempos de hoje, onde a mulher já tem papel destacado. Também precisa entender que a criança e o idoso precisam ser respeitados. E que ele está em um novo contexto, onde o machismo não tem mais espaço”, declarou o doutor André.

NOVEMBRO AZUL

Durante todo o mês de novembro acontecerá uma série de atividades em prol da saúde do homem (veja a programação completa na Página da prefeitura no Facebook). Entre elas, está o Turno Estendido, que realizará atendimento no turno da noite em diferentes Postos de Saúde do município. Conforme o secretário Danjo, a ação, que já vinha sendo realizada na cidade de maneira esporádica, nas Campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul, agora foram implantadas para ocorrerem durante todo o ano.

Nas segundas-feiras o trabalho acontece nos Postos do Albatroz e de Atlântida Sul. Nas terças, o serviço ocorre no Posto Central. Nas quartas-feiras, o serviço é realizado nos Postos dos bairros Caravágio e Laranjeiras. E nas quintas, o trabalho é disponível no Posto do Primavera. O secretário de Saúde afirmou que, em breve, também haverá Turno Estendido nas unidades do Aguapés e do bairro Glória, fazendo com que todas as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) do município sejam agraciadas com o Turno Estendido.

Lembrando que o Turno Estendido acontece das 18h às 21h. A iniciativa, segundo Danjo, tem o objetivo de atender, principalmente o jovem homem trabalhador, que não consegue ir ao médico durante o horário comercial. “Conseguimos unir o útil ao agradável: fazer a prevenção e o tratamento, sem prejudicar o paciente no seu trabalho”, comentou o secretário de Saúde.

“O novembro azul é de suma importância. Mas, não só para olhar para a próstata e, sim, para esse homem de uma nova forma, abrindo os caminhos desse vivente e que possa trilhar novos caminhos: mais flexíveis, mesmo violento e que tenha sempre um espaço para ele se cuidar. Porque o Tchê Cuida Vivente é um convite que a Secretaria Municipal de Saúde faz para que os homens se Osório vivam mais”, finalizou o doutor André Bendl.