Inaugurada Delegacia de Abigeato do Litoral

O Governo do Estado realizou na segunda-feira (29/09) a inauguração da Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrab) de Santo Antônio da Patrulha. Ela ficará junto a nova sede da Delegacia de Polícia (DP) da cidade, a qual também foi inaugurada no mesmo ato.
Localizada na Rua Armando Giordani, no 90, no Centro de SAP, a Delegacia oferece um espaço moderno e acessível, com estacionamento próprio. A estrutura conta com gabinetes, cartórios, salas de investigação e de registro de ocorrência, além de áreas de convivência, alojamentos e celas. O aluguel do novo imóvel foi viabilizado por meio de uma parceria entre a Polícia Civil (PC) e a prefeitura de Santo Antônio, que irá custear o prédio com investimento de 10 mil reais mensais. O projeto também contou com apoio do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), que realizou a compra de mobiliário e equipamentos para a nova DP.
Sob comando do delegado Juliano Carvalho, a 5ª Decrab irá abranger uma macrorregião de 78 municípios, incluindo parte do Litoral e da Serra. A unidade terá a missão de prevenir, reprimir e investigar crimes como: furtos de gado, maquinário agrícola, defensivos e insumos, além de combater organizações criminosas ligadas ao meio rural. Esta é apenas a sexta Delegacia voltada a esse tipo de crime no RS, sendo a primeira instalada no Litoral Norte gaúcho.
De acordo com o Governo, outras três Decrabs estão previstas para serem abertas até o final do ano nas cidades de Santa Maria (região Central), Rio Grande (Litoral Sul) e Vacaria (Serra). O aumento das Delegacias Especializadas em Crimes Rurais tem contribuindo para a queda da criminalidade, principalmente em relação ao abigeato. Na comparação com os sete primeiros meses de 2024, entre janeiro e julho deste ano, houve uma redução de 10%, Já no comparativo com os anos anteriores, as quedas foram ainda maiores: 21% (de 2023 para 2024) e de 15% (de 2022 para 2023), respectivamente.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o vice-governador Gabriel Souza; o secretário Estadual de Segurança Pública, Sandro Caron; o chefe de Polícia, Heraldo Chaves Guerreiro; o deputado Luciano Silveira; e o prefeito de SAP, Rodrigo Massulo.

CRÉDITOS: PC