Hospital São Vicente de Paulo é homenageado na Assembleia Legislativa do Estado pelos seus 100 anos de fundação

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL-RS) recebeu na tarde de terça-feira (15), mais uma Sessão Ordinária. Durante o Grande Expediente, o deputado osoriense Luciano Silveira (MDB) homenageou o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) pelos seus 100 anos de fundação.
O ato foi acompanhado pela secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann, e contou com a presença de diversas autoridades da região, incluindo os vereadores Danjo Renê, Fernando Palmital e Julio Mirim; a reitora da Unicnec, Ludinara Scheffel; e as interventoras do HSVP, Ane Nantal e Eleonora Walcher.
“É de muita alegria poder fazer essa homenagem ao HSVP, local aonde nasci. Gratidão por tudo o que foi feito e orgulho de fazer parte de uma história que se confunde com a de Osório. Uma história de cuidado, solidariedade, superação e amor à vida”. Foi assim que Luciano deu início a sua fala, ressaltando todos aqueles que dedicaram seu tempo ao Hospital ao longo do último século.
Silveira também ressaltou a importância da instituição, que é referência para o Litoral Norte gaúcho, recebendo milhares de pessoas ao longo de todo o ano. Para ilustrar, ele trouxe alguns números. Segundo Luciano, somente em 2023 o HSVP realizou mais de 80 mil atendimentos, tendo cerca de seis mil internações: “São mais do que números, são vidas salvas, mães que voltaram para a casa com seus filhos nos braços e idosos que tiveram um alívio no momento que mais necessitavam”, ponderou o parlamentar.
HISTÓRIA
O Hospital São Vicente de Paulo foi criado em 1925. Na época, o município, ainda denominado de Conceição do Arroio, contava com o Teatro Paulino Chaves, localizado no Centro da cidade. O espaço recebia apresentações de artistas locais, incluindo Antônio Stenzel Filho, grande articulador do movimento para a criação do HSVP.
Devido ao crescimento da cidade, os cidadãos entendiam a necessidade urgente na área da Saúde, precisando de uma solução para os desafios sanitários. Ela deveria vir do povo e foi justamente isso que aconteceu. Na noite do dia 19 de julho, conselheiros, liderados por Stenzel, juntamente com as Comissões de Conceição do Arroio, se reuniram no Salão do Teatro para fundar a Sociedade Beneficente São Vicente de Paulo. “Uma instituição que nasceu pequena, modesta, mas com um propósito enorme: Salvar Vidas! E, assim tem feito todos os dias, por um século”, afirmou Luciano.
O nome do Hospital foi dado em homenagem ao santo que representa caridade e compaixão. A ata de fundação da instituição conta com 38 nomes, incluindo: Coronel Reduzino Pacheco, Deodoro Ferreira Pacheco, Manoel Estevão Fernandes Bastos, Laudelino Ramos, Maria Teresa de Castilhos, Padre Henrique Jacobs e Pedro Anflor, pessoas que são lembradas até hoje, dando nome a avenidas, ruas, escolas e outros locais da cidade. O deputado Luciano fez questão de citar nome por nome: “São homens e mulheres que colocaram um pensamento em comum e se juntaram para formar o Hospital que hoje é referência para o Litoral Norte do RS. Seu nascimento foi fruto de esforços de uma comunidade que sonhava com um futuro digno para o seu povo”, declarou o parlamentar.
Foi a partir do Hospital e também da Escola General Osório, que a cidade começou a crescer e se expandir: “Foram tempos difíceis. Não havia recurso público como hoje. E, muito menos, os avanços tecnológicos da Medicina. Mas havia fé, coragem e espírito de solidariedade”, declarou Silveira. Conforme o deputado, foi com esse espírito que a instituição atravessou crises, epidemias, mudanças políticas e sociais, além de um incêndio ocorrido em 2014, o qual obrigou o Hospital a ficar fechado pelo período de sete meses: “O São Vicente de Paulo passou por muitas dificuldades financeiras, mas sempre se reinventou para continuar cumprindo o seu papel com a comunidade osoriense”, ponderou Luciano.
“O HSVP não é apenas um prédio. Ele é um símbolo, que representa o direito a Saúde perto de casa. Sem que nossas famílias precisem se deslocar centenas de quilômetros para receber atendimento básico ou especializado. O Hospital é fruto da doação e do empenho de todos os profissionais e dos gestores que contribuíram para manter sua estrutura em pé”, declarou Silveira, que aproveitou para nomear os 28 ex-presidentes do São Vicente de Paulo, desde o primeiro, Antônio Stenzel Filho, até o último, Marco Pereira.

OUTRAS FALAS
A deputada Delegada Nadine (PSDB) citou o Programa Ser Mulher, realizado pelo HSVP, ressaltando a dedicação do Hospital no cuidado com a mulher: “Vida longa a Sociedade Beneficente São Vicente de Paulo e a toda Gestão do Hospital”, desejou a parlamentar.

Outro a falar foi o deputado Jeferson Fernandes (PT). Ele lembrou desigualdade do crescimento populacional do Litoral com o repasse as instituições da região para darem continuidade aos serviços de Saúde prestados. Jeferson afirmou que as emendas destinadas por deputados e senadores não são suficientes para os hospitais se manterem. O parlamentar citou o Projeto que está em tramitação na Assembleia, o qual prevê a destinação de 12% do orçamento do Estado para a Saúde. “O objetivo é valorizar a Saúde Básica e qualidade dos nossos hospitais”, declarou. Ele finalizou parabenizando os 100 anos do HSVP, ressaltando a situação que o Hospital está enfrentando, e se colocou à disposição para continuar essa luta.
Também se pronunciaram os deputados Tiago Simon (MDB) e Luciana Genro (Psol).

SITUAÇÃO ATUAL
Há poucos dias de completar 100 anos, o São Vicente de Paulo segue com a intervenção do Governo do Estado. Aproveitando a presença da secretária Arita, Silveira agradeceu o Governo gaúcho pelos investimentos, os quais têm ajudado para que as instituições de Saúde mantenham os seus serviços. Ele lembrou da instalação da Oncologia, a qual depende apenas da parte física para começar a funcionar.
Na sequência, o parlamentar citou os problemas enfrentados pela instituição, algo comum em todos os Hospitais do RS, principalmente no interior gaúcho. Entre eles, destacam-se: a falta de atualização da tabela SUS e o déficit mensal. “O HSVP com 100 anos de história não merece estar passando por isso”, declarou Luciano.
Defensor da Regionalização da Saúde, o deputado voltou a defender a pauta: “Precisamos da regionalização. Temos que começar a tratar lá na ponta – o cidadão que precisa do atendimento básico -, dando qualidade de atendimento e conforto a população. Estamos em busca, junto ao Estado, de uma solução definitiva que seja melhor para todas as partes. Precisamos dar tranquilidade e segurança para quem trabalha dentro do Hospital. E, se isso não se resolver de forma judicial, vamos fazer um grande empenho para que o Estado compre o São Vicente de Paulo e entregue para a Associação Beneficente fazer a Gestão e seguir trabalhando, com as dívidas zeradas”, afirmou o parlamentar osoriense.
Silveira encerrou sua fala desejando vida longa ao HSVP e aos seus gestores, e, que as transformações necessárias possam seguir sendo feitas por mais 100 anos. “O Hospital precisa celebrar a vida. Que ele possa ter mais 100 anos de paz, sem dívida, com conforto, podendo realizar um atendimento digno a população”, concluiu o parlamentar.
Após a fala de Luciano, o presidente da Assembleia Legislativa, Pepe Vargas (PT), parabenizou o deputado pela homenagem e o Hospital de Osório pelos seus 100 anos de fundação, dando continuidade à Sessão Ordinária, a qual foi a última antes do recesso de meio de ano.

CRÉDITOS:
FOTOS 1, 2 E 5: Jackson Ciceri
FOTOS 3 E 4: Raul Pereira