Hospital de Tramandaí passa a ser referência na coleta e distribuição de sangue na região
A Fundação Getúlio Vargas (FGV), por meio do Hospital de Tramandaí (HT), firmou uma parceria com o Hemocentro do Estado, passando a realizar a coleta e fornecer a distribuição de sangue para as instituições de saúde do Litoral Norte. Até então, os moradores da região precisavam ir até Porto Alegre para buscar esses recursos, dificultando o tratamento de pacientes necessitados. Com a parceria, isso não será necessário.
O ato que firmou o acordo foi realizado na sede do HT na manhã de terça-feira (14), data a qual é celebrada o Dia Mundial do Doador de Sangue. A solenidade contou com a participação da secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann, além de prefeitos, secretários de Saúde e diretores de hospitais da região. De acordo com Arita, a parceria vai proporcionar o aumento das bolsas de sangue coletadas: Nós vamos saltar para a quantidade de 600 bolsas coletadas por mês. Queremos crescer e cresceremos”, declarou a secretária estadual de Saúde.
ONDE DOAR SANGUE?
Quem quiser doar sangue deve ir ao Hospital de Tramandaí, na Avenida Emancipação, 1.225. O atendimento ocorre e segunda à sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 12h e 30min e das 14h às 16h e 30min.
PARA DOAR VOCÊ DEVE
– Estar em boas condições de saúde;
– Ter entre 16 e 69 anos;
– Pesar no mínimo 50 quilos;
– Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas;
– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação);
É NECESSÁRIO LEVAR
Documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação e RNE-Registro Nacional de Estrangeiro).
FOTO: Divulgação