Hospital de Capão da Canoa receberá um milhão de reais do Governo do Estado

Autoridades da região estiveram reunidas com a secretaria Arita Bergmann. - FOTO: Gustavo Gerlach

O Hospital Santa Luzia, em Capão da Canoa, está passando por uma crise financeira. No início do mês, a instituição de saúde precisou suspender os serviços eletivos de consultas, exames e cirurgias. Diante desse cenário catastrófico, autoridades da região, lideradas pelo deputado estadual Luciano Silveira (MDB), estiveram reunidas nesta semana com a secretária de Saúde do RS, Arita Bergmann.

O encontro ocorreu na manhã de quarta-feira (26) e contou com a presença do presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) e prefeito de Maquiné, João Marcos Bassani, além dos prefeitos Aluísio Teixeira (Terra de Areia), Amauri Magnus Germano (Capão da Canoa) e Márcia Tedesco (Balneário Pinhal), assim como representantes do Hospital.

Durante o encontro, a secretária garantiu que serão repassados recursos emergenciais para o Santa Luzia, por parte do Governo gaúcho, referente ao mês de junho. Inicialmente, será destinado um milhão de reais, valor que será utilizado para quitar parte do déficit da instituição. Além disso, Arita afirmou que o Estado está montando um plano de contingência, indo atrás de hospitais da região que possam receber e suprir a demanda de atendimentos e exames eletivos de pacientes de Capão.

Após a reunião o deputado Luciano Silveira declarou: “Precisamos evitar que o gargalo que já existe se torne ainda maior. Seguimos atentos e focados em encontrar a melhor solução para o atendimento de saúde em Capão da Canoa e nos demais municípios do Litoral Norte”.