Governo do Estado discute situação do Hospital São Vicente de Paulo

Hospital de Osório segue em processo de desapropriação.

OSÓRIO – Uma Comitiva liderada pelo prefeito Roger Caputi esteve no Palácio Piratini, em Porto Alegre, na última sexta-feira (12). Além do chefe do Executivo, também estiveram presentes os vereadores: Ed Moraes (PDT), João Pereira (MDB), Miguel Calderon (PP) e Ricardo Bolzan (PDT).

Os políticos estiveram reunidos com o vice-governador do Estado, Gabriel Souza, e a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann. O encontro foi para discutir a atual situação do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). A instituição sob intervenção do Governo gaúcho está em processo de desapropriação, o qual está sendo realizado pelo Executivo local.

Após um Projeto de Lei (PL) ser encaminhado para o Legislativo osoriense, o encontro foi pedido pelos vereadores para esclarecer algumas dúvidas e para obtenção de mais detalhes sobre a proposta. O objetivo do texto é, caso seja aprovado, de autorizar o município a contratar financiamento para desapropriação do HSVP. “Temos certeza que essa solução é a melhor neste momento e irá resolver definitivamente a situação do hospital São Vicente de Paulo”, declarou o prefeito Roger Caputi.

A proposta prevê a contratação de crédito pela prefeitura junto ao Banrisul, por meio do Fundo de Apoio Financeiro e de Recuperação dos Hospitais Privados Sem Fins Lucrativos, com subsídios dos juros por parte do Governo do Estado. O PL diz ainda, que, logo após a desapropriação, a prefeitura deverá repassar a gestão do Hospital ao Estado, o qual contratará uma empresa para fazer a administração da instituição. É válido ressaltar que, em função do período eleitoral e considerando a Lei de Responsabilidade Fiscal, a desapropriação só poderá ser realizada até o próximo dia 30 de abril.

Comitiva de Osório participou de reunião com vice-governador e secretária de Saúde. – FOTO: Joel Vargas