REGIÃO

Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul vai ganhar rota turística

Uma série de reuniões, a partir desta semana, marca o início do projeto de roteirização turística do Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul. Participam da iniciativa os municípios de Morro Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Praia Grande, no Extremo Sul catarinense, além de Torres, Mampituba e Cambará do Sul, no Litoral Norte e Serra gaúcha.

Os encontros são organizados pela equipe técnica do Sebrae-SC, entidade responsável pela elaboração do projeto. A roteirização é uma estratégia para o desenvolvimento turístico dos municípios que integram o geoparque nos estados de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. “A roteirização é o primeiro passo para identificar e agrupar os empreendimentos, produtos e serviços que farão parte do trade ou cadeira turística. Dessa forma, conseguiremos oferecer aos visitantes e turistas atrativos de forma clara e organizada, além de potencializar a divulgação do destino”, explica a gestora de projetos da Regional Sul do Sebrae-SC, Juliana Ghizzo.

Em um segundo momento, a iniciativa terá como objetivo organizar, capacitar e identificar formas de diversificar a oferta turística nos municípios que integram o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul. Os encontros são abertos a toda a comunidade, em especial aos interessados em fazer parte do trade turístico. As primeiras reuniões aconteceram em Mampituba (08/05), em Jacinto Machado-SC (09/05), em Morro Grande-SC (10/05) e Timbé do Sul-SC (11/05). Já nesta sexta-feira (12), a reunião acontece na cidade de Cambará do Sul.

Ainda estão previstos outros dois encontros, que também acontecerão neste mês: em Praia Grande (23) e Torres (25). Na cidade do Litoral Norte gaúcho, o encontro acontece às 9h e 30min, no Hotel A Furninha. “Estamos vivendo uma nova fase do turismo na região. Como um Geoparque Mundial da Unesco, nosso foco é desenvolver o turismo sustentável. Precisamos potencializar os atrativos dos municípios de forma qualificada e estratégica para acompanhar as oportunidades que estão surgindo com o aumento do fluxo de turistas no território. O projeto realizado junto com o Sebrae/SC é fundamental para avançarmos com sucesso, envolvendo o trade e a comunidade neste processo”, afirma o presidente do Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul e prefeito de Praia Grande (SC), Elisandro Machado (Fanica).