GAO é derrotado por Serraria nos pênaltis e é eliminado do Serramar
No domingo (5), foram realizadas as partidas de volta das quartas de final do Campeonato Serramar – Banrisul de Futebol. Após vencer o primeiro jogo por 2 a 0, o Grêmio Atlético Osoriense (GAO) foi até o Estádio João Adão Knevitz, em Santo Antônio da Patrulha, para encarar o Serraria, podendo perder até por um gol de diferença que, mesmo assim, se classificaria para as semifinais da competição.
O GAO viu os donos da casa começarem em cima. Aos sete minutos, após bate-rebate perto da área, Cesinha chutou de primeira e o goleiro Presli segurou firme. Aos 9min, o mesmo Cesinha recebeu na entra da área e chutou por cima do gol. Um minuto depois, Janderson recebeu na ponta da área e bateu no canto de Presli para abrir o placar: 1 a 0 Serraria.
O gol logo no início, animou a equipe patrulhense, que seguiu pressionando atrás do segundo gol. Aos 12 minutos, Edenilson cobrou falta e Presli defendeu. Aos 16, após escanteio, houve um cruzamento para a área, Edenilson (na pequena área não alcançou) e a zaga afastou o perigo.
Passada a pressão inicial, o GAO começou a tocar a bola e, aos poucos, começou a criar algumas chances. Aos 19, em saída errada do Serraria, Choco lançou Shaymon, que chutou da entrada da área para a defesa de Max. Aos 21min, Shaymon avançou em velocidade e abriu para Choco, que acabou finalizando por cima. Porém, na sequência, quase saiu o segundo do Serraria. O zagueiro André lançou Janderson, que avançou pelo lado esquerdo e cruzou para Alex, que, sozinho na pequena área, chutou para fora.
JOGO EQUILIBRADO
Aos 23 minutos, o árbitro Marco Aurélio Magalhães interrompeu a partida para que os jogadores pudessem tomar água. Após a parada técnica, os dois times voltaram melhores, deixando o jogo em aberto, com chances de gol para os dois lados. Aos 26, em saída errada do goleiro Max, Sananduva tentou surpreender e arriscou de longe, mas o goleiro do Serraria conseguiu se recuperar e fez a defesa. Aos 30min, depois de um bate-rebate, Shaymon finalizou de primeira no ângulo e Max fez bela defesa. No escanteio, Sananduva desviou de cabeça e Max saiu do gol para fazer a defesa.
Aos 32, o Serraria teve uma falta para cobrar no lado esquerdo de ataque. Janderson bateu direto e Presli espalmou, mas a arbitragem viu um toque no goleiro do GAO e marcou falta para a equipe de Osório. Aos 35min, Leandro (Serraria) recebeu na intermediária, matou no peito e chutou à esquerda do gol de Presli. Na sequência, em contra-ataque do GAO, Choco recebeu em velocidade e tocou por cobertura na saída de Max, mas a bola acabou quicando no gramado e saindo por cima do gol do Serraria.
ALTERAÇÃO E MAIS CHANCES PERDIDAS
Vendo que o Serraria estava forçando as jogadas pelo lado direito de sua defesa, aos 38 minutos de partida, o treinador do GAO, Ronaldo Bagé, resolveu tirar Maurício Blade, que estava improvisado na lateral direita (por falta dos seus dois laterais) e colocar João Pedro no seu lugar. A alteração não deu muito resultado, visto que, um minuto depois, em mais uma jogada pelo mesmo lado, quase saiu o segundo do Serraria. Entretanto, o chute de Janderson saiu a cima da meta de Presli. Depois disso, ambas as equipes tiveram chances para marcar, em finalizações de longa distância, mas pararam nos goleiros.
SEGUNDO TEMPO
Igual como foi o início do jogo, a segunda etapa começou com pressão do Serraria, que novamente, conseguiu marcar antes dos 15 minutos. Aos 7min, após cobrança de escanteio, Ramon cabeceou e Vini tirou em cima da linha. Na sequência, Patrick tentou finalizar e foi travado: o Serraria pediu pênalti, mas a arbitragem mandou o lance seguir. Pouco tempo depois, a bola foi alçada para dentro da área do GAO e, dessa vez, Marco Aurélio Magalhães marcou pênalti, ao assinalar mão na bola do zagueiro Barão. Depois da reclamação dos atletas do GAO, o pênalti foi cobrado: aos 11 minutos. O capitão do Serraria, André, chamou a responsabilidade e mandou um chute forte, no meio do gol, para vencer o goleiro Presli e fazer 2 a 0 no marcador. Com o resultado, a partida estava indo para as disputadas de pênalti.
CLIMA ESQUENTOU
Aos 13min, Janderson fez falta dura em Shaymon e recebeu cartão amarelo. O lance, em frente ao banco do GAO, gerou revolta por parte dos jogadores, que entraram em campo para tirar satisfação, gerando um princípio de confusão. Passado o ocorrido, Cesinha (Serraria) e Diego (GAO) acabaram sendo amarelados. Aos 15, em outra jogada em frente ao banco do GAO, os atacantes Flávio Torres (GAO) e Alex (Serraria) começaram a bater boca e, também foram contemplados com cartão amarelo. Já aos 17min, o árbitro marcou falta para o Serraria e Jeferson (GAO) acabou levando amarelo por reclamação.
JOGO ABERTO
Com os ânimos mais calmos, o GAO começou a jogar e teve chances para descontar o placar. Aos 19min, em cobrança de falta da entra da área, Choco acertou o travessão. Ao 22, em outra cobrança de falta, Diego bateu fechado e Max saiu do gol para fazer a defesa. Na jogada seguinte, Shaymon chutou de fora da área e, novamente, o goleiro do Serraria segurou firme, sem dar rebote. A resposta do Serraria saiu aos 34min. Depois de cobrança de escanteio, Cesinha recebeu na ponta da área, mas finalizou por cima.
E o jogo seguiu em aberto até o final. Aos 37, Shaymon cobrou falta direto para fora. Dois minutos depois, o camisa 11 do GAO teve outra chance, mas o chute de primeira parou nas mãos do goleiro Max. Aos 42, Mateusinho (Serraria), que entrou no segundo tempo, recebeu lançamento, o goleiro Presli saiu da área para impedir o gol e acabou sofrendo a falta. Já aos 47min, falta para o GAO: Diego jogou para a área, Adriano Chuva, que havia acabado de entrar, tentou dominar e Jeferson, na pequena área, chutou em cima de Max, que fez a defesa. E, não havia mais tempo para nada. Com a vitória de 2 a 0 do Serraria, a decisão da vaga nas semifinais do Serramar seria decidida nos pênaltis.
PÊNALTIS
O GAO saiu batendo e fez 1 a 0 com Diego, em chute no canto esquerdo. O Serraria empatou com André, em chute rasteiro no canto direito. O time de Osório fez 2 a 1 com Jeferson, que colocou no canto direito, tirando do goleiro Max. Com a chance de empatar, Janderson chutou cruzado no canto esquerdo e Presli caiu no canto certo para fazer a defesa. Podendo abrir 3 a 1, o chute de Choco acertou o pé da trave. Aí Patrick, deixou tudo igual, em cobrança com cavadinha: 2 a 2.
Na quarta cobrança do GAO, Sananduva tirou de Max e, fez 3 a 2, com chute no canto direito. Na sequência, Rayner bateu no canto esquerdo, tirando de Presli, para fazer o 3 a 3. No último pênalti do GAO, Flávio Torres foi para a cobrança e Max caiu no canto esquerdo para fazer a defesa. Aí coube a Mateusinho fazer a quinta cobrança do Serraria e dar a vitória ao time de Santo Antônio da Patrulha por 4 a 3.
OUTROS JOGOS
Com a classificação nos pênaltis, o Serraria avançou para as semifinais do Serramar, onde irá encarar a equipe do Farroupilha. Depois de vencer em casa por 3 a 2, agora jogando em Capivari do Sul, o time de Rolante voltou a derrotar o Minuano, dessa vez por 2 a 1. Edgar e Jarro marcaram para o Farroupilha e Skilo descontou para o Minuano. Como tem melhor campanha o Serraria decide em casa a classificação, sendo que o primeiro jogo acontecerá em Rolante e a partida da volta na cidade de Santo Antônio da Patrulha.
No outro lado da chave, haverá o duelo entre Central e Mar Azul. Após o triunfo por 2 a 1 na partida de ida, jogando em casa, o time de Caraá conseguiu a vaga ao vencer (novamente) o Aliança, dessa vez por 3 a 1, com gols de Marcos Paulo, Vitor Júnior e Yago. Filipinho descontou para a equipe de Terra de Areia. Já o Mar Azul, após vencer o Xangri-lá por 1 a 0, em casa, conseguiu outra vitória, dessa vez por 2 a 1, fora de casa.
O Xangri-lá abriu o marcador com Wini. Porém, mesmo com um jogador a mais desde o primeiro tempo, tomou a virada, com gols de Léo Kanu e Diego Torres. Um fato curioso dessa partida, foi o atraso para iniciar, visto que o veículo que estava trazendo a arbitragem estragou durante o trajeto. Com pior campanha na primeira fase, o Mar Azul irá receber o Central no jogo de ida, em Torres, sendo que a decisão da vaga ficará para a segunda partida, a ser realizada em Caraá.
Os jogos de ida das semifinais do Campeonato Serramar estão marcados para o próximo domingo (12). Já os jogos da volta devem acontecer no outro domingo (19). Vale ressaltar que todos os jogos estão marcados para iniciar as 15h e 30min.
FICHA TÉCNICA
Serraria: Max; Márcio Lima, Ramon, André (C) e Luizinho (Rayner); Edenilson, Cesinha, Leandro (Mateusinho) e Patrick; Janderson e Alex (Vandinho); Técnico – João Fernando.
GAO: Presli; Maurício Blade (João Pedro), Vini, Barão e Diego; Sananduva, Jeferson (C), Marcelinho (Adriano Chuva) e Choco; Shaymon e Flávio Torres; Técnico – Ronaldo Bagé.
Arbitragem: Árbitro – Marco Aurélio Nunes Guimarães; Auxiliares – Jonathan Willian Oliveira de Fraga e Estéfani Adriati Estrela da Rosa.
Cartões Amarelos: Serraria – Edenilson,Janderson, Cesinha e Mateusinho; GAO – Diego, Flávio Torres e Jeferson.
Gols: Janderson e André (Serraria).
Gols nos pênaltis: Serraria – André, Patrick, Rayner e Mateusinho; GAO – Diego, Jeferson e Sananduva.