REGIÃOSOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Feriado de Nossa Senhora Aparecida é marcado por homenagens no Litoral

Foto: Ivan de Andrade

A terça-feira de 12 de outubro, data que é comemorada o Dia de Nossa Aparecida, foi marcada por diversas homenagens dos fiéis a Santa Padroeira do país. Devido às restrições causadas pela pandemia, as procissões precisaram ser adaptas e muitas foram realizadas por meio de veículos.

Em Osório, no final da manhã de terça, ocorreu a 25ª Moto Procissão Nossa Senhora Aparecida. O evento, idealizado por Sérgio Kulzer, contou com a participação de centenas de pessoas, que percorreram as ruas da cidade em motos e carros, em direção a Fonte Nossa Senhora Aparecida, em Mariluz, na cidade de Imbé.

Segundo Kulzer, que é servidor da Prefeitura Municipal de Imbé (PMI), ao menos 420 pessoas participaram da Moto Procissão, que percorreu aproximadamente 60 quilômetros. A procissão contou com apoio da Associação dos Motociclistas do RS (Amo-RS), da Brigada Militar (BM), do Corpo de Bombeiros e das prefeituras de Osório, Tramandaí e Imbé.

Antes da saída, em frente à Catedral, o bispo da Diocese de Osório, Dom Jaime Pedro Kohl, acompanhado dos padres Hilário Sozo e Jair Peres, deu a Benção aos presentes. O prefeito Roger Caputi ressaltou a importância do evento, principalmente no momento em que estamos passando, há quase dois anos de pandemia. “Passamos por um momento complicado, delicado, mas nunca desistimos. “Obrigado a todos pela presença e uma boa procissão”, declarou Caputi.

Também prestigiaram o evento a 1ª Dama Municipal, Carine Azeredo; o secretário de Saúde Danjo Renê; o vereador Charlon Muller, entre outras autoridades. Já na parte da tarde, uma nova procissão foi realizada na cidade, novamente com saída de frente da Catedral, mas dessa vez em direção a Vila Olímpica, onde o Bispo Dom Jaime realizou uma Missa Campal, sendo distribuída a Comunhão aos presentes.

foto: Divulgação

Moto Procissão contou com mais de 400 pessoas.

ROMARIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA

O tempo colaborou para a realização da 35ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida. O tradicional evento contou com centenas de fiéis, que partiram da Igreja São José, em Tramandaí, em direção a Igreja Nossa Senhora Aparecida, em Imbé. Durante os quase 9,7 quilômetros, idosos, adultos e crianças aproveitaram para rezar, pagar promessas, agradecer causas alcançadas e fazer novas preces a Santa.

Ao final da caminhada, os fiéis vindos de Santa Terezinha se juntaram a multidão e participaram da Missa Campal realizada em frente à Igreja de Mariluz, a qual foi realizado pelo pároco da comunidade Bom Pastor, o padre Celito Manganelli. O Bispo da Diocese de Osório, Dom Jaime, estive presente na missa, assim como o diácono Antônio Heliton Alves, o pároco da comunidade Nossa Senhora dos Navegantes de Tramandaí, o Frei Irineu Trentin.