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FCDL-RS projeta crescimento de até 10% nas vendas do Dia das Crianças

Há uma semana do Dia das Crianças, a uma grande expectativa por parte dos lojistas em relação ao aumento nas vendas para a data. Segundo a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), o crescimento pode atingir 10%, em comparação com o ano passado, movimento aproximadamente R$ 450 milhões no varejo gaúcho.

O presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, atribui essa boa expectativa ao avanço da vacinação contra a Covid-19 no Estado, a consequente maior circulação de consumidores e, especialmente, pelo fator emocional que envolve a data, com os pais querendo agradar a criançada.  “Felizmente temos observado um cenário de lenta e gradual recuperação da economia. Como o segundo semestre costumeiramente apresenta indicadores de vendas mais positivos, esperamos que o Dia das Crianças deste 2021 seja bastante superior ao de 2020. Avaliamos que o ticket médio gasto com os presentes das crianças deve ficar na faixa de R$175,00”, ressalta Koch.

Para a FCDL-RS, os brinquedos devem liderar a preferência dos consumidores que buscam presentear o público infantil entre cinco e 12 anos, destacando-se artigos como bonecas, carros articulados, brinquedos de montar e os tradicionais jogos. Para os adolescentes, a intenção de compra maior recai nos produtos da área tecnológica, como smartphones e drones, além de artigos de informática e vestuário.

Como as datas comemorativas e sazonalidades são uma arma importante do comércio para aumentar o faturamento, especialmente neste período em que os lojistas buscam recuperar as perdas que tiveram desde março de 2020, é fundamental que eles tenham foco e assertividade para realizar bons negócios nesses períodos.

A FCDL-RS recomenda que os varejistas se aproximem ainda mais de seus clientes no Dia das Crianças, avisando-os sobre possíveis promoções para a data, por meio das redes sociais, e-mail marketing e Whatsapp. Também é possível sugerir aos pais dicas e ideias de presentes, trazer pais e filhos para dentro da loja promovendo experiências divertidas, realizando sorteios de brindes e ofertando atendimento cordial, sempre com um sorriso no rosto. Oferecer boas condições de pagamento, sugerir compras adicionais e complementares e, se possível, ter uma vitrine temática do Dia das Crianças são outros fatores para que a data seja rentável para os comerciantes.

FECOMÉRCIO TAMBÉM PROJETA BOM DESEMPENHO

De acordo com a Federação dos Comércios do RS (Fecomércio-RS), as vendas do Dia das Crianças devem se manter no mesmo patamar nominal de outubro de 2020. Em termos reais, isto é, descontando a inflação dos produtos tipicamente comprados nesta data, o Dia das Crianças de 2021 deve ter uma queda real de 3%. Contribuem para este cenário a persistência do desemprego, aumento de preços de produtos essenciais como alimentação, energia elétrica e combustível, a alta dos juros, a queda na renda real e a redução da população de crianças no Estado. Além disso, a base de comparação para a data – outubro de 2020 – é considerada elevada, já que, apesar da pandemia, no ano passado, as vendas do período foram 10,4% superiores (em termos nominais) ao registrado em outubro de 2019 considerando os itens tipicamente adquiridos para a data. Entre os presentes que devem ficar entre os mais procurados estão os brinquedos; entretanto, vestuário, calçados e eletrônicos também devem ser impactados.

Apesar da retomada das atividades e do aumento da circulação de pessoas estimular o consumo, os comerciantes devem se preparar para receber um consumidor cauteloso diante das incertezas econômicas, alerta o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn. Apesar da geração de vagas no mercado de trabalho formal, as pessoas com menor renda ainda são as mais afetadas pela falta de emprego e queda da renda real, e justamente são essas as famílias que concentram o maior número de crianças.

Entre as estratégias sugeridas para encarar as adversidades do momento econômico e enfrentar a concorrência, o presidente da Fecomércio-RS ressalta a importância de focar no atendimento: “Os negócios de menor porte devem intensificar a sua atuação multicanal. É fundamental ter uma presença no meio digital para facilitar o acesso do consumidor ao negócio e dar a ele o que de melhor uma pequena empresa pode dar ao seu cliente: um atendimento personalizado. Isso faz a diferença na experiência do consumidor e potencializa as vendas”, lembra Bohn.

Foto: Marco Quintana