CIDADESOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Estudantes e professora do IFRS, Campus Osório são premiadas no 2º PIEC

Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico (PIEC) visa reconhecer e premiar os melhores projetos em relação à aplicação de conceitos e do método científico.

OSÓRIO – Duas estudantes do Instituto Federal do RS (IFRS), Campus Osório foram premiadas na segunda edição do Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico (PIEC). Amanda Ribeiro Machado venceu as categorias ‘Futuro Brilhante’ e ‘Consciência Circular’, além de ficar em segundo lugar na categoria ‘Nova realidade’. A estudante conquistou os prêmios pelo projeto ‘Desenvolvimento de celulose bacteriana produzida a partir dos resíduos do processamento de uva’. Durante a pesquisa foi desenvolvido um plástico biodegradável a partir de resíduos da produção do suco de uva e do processamento de vinho. Esse material apresentou ainda potencial para a geração de energia e água, por meio de reações químicas.

Amanda venceu as categorias Futuro Brilhante e Consciência Circular.

A outra estudante premiada foi Victórya Leal pelo trabalho ‘Fidere: App mobile voltado à economia circular de brechós brasileiros’. Ela desenvolveu um aplicativo de celular que funciona como loja virtual e busca alavancar a economia circular de brechós e associações femininas do Litoral Norte gaúcho. A jovem venceu a categoria ‘Nova Realidade’ e ficou em segundo nas categorias ‘Consciência Circular’ e ‘Futuro Brilhante’. Após receber o prêmio, Victórya falou sobre o que chamou de “momento mais que especial”: Para nós, é uma honra receber esse reconhecimento com um projeto que buscou fomentar a Economia Circular e local ainda na pandemia. A ciência e a educação seguem transformando”, ressaltou a jovem.

Victórya Leal venceu a categoria ‘Nova Realidade’ e ficou em segundo nas categorias ‘Consciência Circular’ e ‘Futuro Brilhante’.

Além das alunas, a professora e diretora-geral do IFRS, Campus Osório, Flávia Twardowski, que orientou os trabalhos premiados, recebeu o prêmio ‘Educadora Inspiradora do ano’. Vale ressaltar que o Campus Osório já havia conquistado outro prêmio no PIEC. Em 2021, na primeira edição, a pesquisa ‘BioStretch: Desenvolvimento de plástico biodegradável utilizando resíduos industriais’, desenvolvida por Laura Drebes e que teve orientação da professora Flávia, conquistou o primeiro lugar na categoria ‘Consciência Circular’.

Na última quinta-feira (18), o engenheiro ambiental, cientista, empreendedore idealizador do PIEC, Gabriel Estevam Domingos, esteve no Campus para a entrega dos troféus, cheques simbólicos e da revista com a divulgação dos trabalhos. A lista com todos os premiados está disponível em: www.piec.eco.br/resultados-piec-2.

PRÊMIO

O Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico (PIEC) visa reconhecer e premiar os melhores projetos em relação à aplicação de conceitos e do método científico. O Prêmio avalia os projetos em três categorias técnicas: Nova Realidade, Futuro Brilhante e Consciência Circular, além de reconhecer o Educador Inspirador e a Instituição Pública do Ano, assim como o ‘Pomar Científico’, que premeia a instituição que mais fomenta a prática científica em seu currículo escolar. Nesta segunda edição, 165 projetos desenvolvidos por estudantes de Ensino Fundamental, Médio e Técnico foram inscritos, concorrendo aos prêmios 544 estudantes e 139 professores de 86 instituições de ensino, um aumento de aproximadamente 123% em comparação com a primeira edição.

Há ainda as categorias institucionais nas quais, anualmente, o comitê organizador se reúne para escolher seus homenageados nas categorias: Jornalista do Ano e Homenageado do Ano, figura ligada à ciência e/ou ao empreendedorismo de alto nível. Nesta edição, homenageado do ano foi o professor Theo Van Der Loo, empreendedor na ciência medicinal de ponta.