Estudantes de Osório recebem Prêmio Jovem Cientista

Reitor do IFRS Julio Xandro Heck; Amanda Borges, diretora do IFRS Flávia Twardowski e Victórya Leal.

OSÓRIO – As estudantes Victórya Leal Altmayer Silva e Amanda de Lorenzi Borges receberam o Prêmio Jovem Cientista 2022 da Assembleia Legislativa do Estado (AL-RS). Victórya ficou em primeiro lugar com a pesquisa ‘Eco-Socius: o comportamento dos jovens brasileiros na Economia Circular’. A grande campeã ressaltou a felicidade que sente por ter sido agraciada com a honraria pelo Parlamento gaúcho: “A ciência e a educação realizaram os meus mais altos sonhos e me deram oportunidades inimagináveis, pois através delas eu tenho em minhas mãos as ferramentas para mudar o mundo a partir da minha escola, da minha comunidade e a partir da minha própria realidade”, declarou.

Já Amanda ficou na 2ª posição, com ‘Estudo de Extratos Aquosos de Plantas Medicinais na Inibição do Agente Causal da Sigatoka-Amarela – Fase II’.Ambas as pesquisas foram desenvolvidas no Campus do Instituo Federal do RS (IFRS), as quais foram premiadas na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec).

A premiação foi realizada na tarde da última quarta-feira (15), no gabinete da presidência do Legislativo gaúcho. O Prêmio, instituído desde 2009, visa reconhecer e incentivar as pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas por alunos de escolas de Ensino Médio e da educação profissional de nível técnico do Estado. A cerimônia, conduzida pelo deputado Beto Fantinel (MDB), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, representando o presidente da Assembleia, Valdeci Oliveira, contou com a presença do reitor do IFRS, Julio Xandro Heck; e da diretora-geral do Campus Osório, Flávia Twardowski, orientadora dos dois projetos premiados.

Além das osorienses, a estudante Anny Mayumi Fujimoto, da Escola Técnica Liberato Salzano da Cunha, de Novo Hamburgo, também foi premiada, ficando na 3ª posição, pelo trabalho intitulado ‘Avaliação da Atividade Antifúngica do Extrato Alcoólico de Spirulina platensis Frente ao Aspergillus spp’. As vencedoras, além dos certificados, foram contempladas com passagens aéreas e hospedagem para participar da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá na Universidade Federal de Brasília (UFB), de 24 a 30 de julho.

OS TRABALHOS PREMIADOS

1º – Eco-Socius: o comportamento dos jovens brasileiros na Economia Circular – O projeto de autoria da estudante Victórya Leal, foi orientado pela professora Flávia Twardowski. Durante o trabalho, a estudante desenvolveu um método de intervenção comportamental e demonstrou que ações educativas são capazes de estimular jovens a adotarem um comportamento de consumo com responsabilidade social e ambiental. O estudo utilizou equações matemáticas e análise multivariada (observação de diferentes características) para estudar o comportamento de jovens do Litoral Norte gaúcho na economia circular, a qual privilegia redução no consumo, reutilização e reciclagem.

2º – Estudo de extratos aquosos de plantas medicinais na inibição do agente causal da sigatoka-amarela – O projeto de autoria da estudante Amanda Borges, foi orientado pela professora Flávia Twardowski. Durante a pesquisa, a jovem estudou a ação de diferentes extratos de plantas medicinais na inibição do crescimento de um fungo que causa a sigatoka-amarela, a qual afeta as bananeiras e pode resultar em perdas totais na produção. Ela observou que os extratos aquosos de alho e de cravo-da-índia controlaram inteiramente o desenvolvimento do fungo responsável por essa doença, sendo uma alternativa aos métodos convencionais de controle que utilizam agrotóxicos.

Foto: Divulgação