Estrondo ouvido no Litoral Norte foi causado por avião da FABEstrondo ouvido no Litoral Norte foi causado por avião da FAB
Durante terça-feira (20), o som semelhante à de uma forte explosão causou estranhamento e preocupação a moradores de diversas cidades localizadas entre a Região Metropolitana e o Litoral Norte gaúcho. Foram registrados relatos em Imbé, Tramandaí, Xangri-lá, Osório e Santo Antônio da Patrulha, entre outros municípios. Após diversas hipóteses levantadas pelos moradores sobre o que poderia ser o estrondo ouvido, a Força Aérea Brasileira (FAB) esclareceu o mistério.
Em nota, a Aeronáutica explicou que o som foi causado por uma aeronave de caça F-5 que, durante treinamento, ultrapassou a barreira do som – 340 metros por segundo (1,2 mil quilômetros por hora), aproximadamente – na região do litoral, área de treinamento designada para realização deste tipo de voo. O texto explica que a aeronave realizava treinamentos de rotina na região de Canoas e reitera que “os voos foram realizados dentro dos padrões de segurança previstos”.