Equipes do Litoral vencem Campeonato Gaúcho de Beach Soccer
Entre os dias cinco e seis de março, a praia de Torres recebeu o Campeonato Gaúcho de Beach Soccer. Ao todo, 18 equipes de 10 cidades do Estado disputaram a competição, sendo 12 no Masculino e seis no Feminino. Estiveram representados os municípios de Alegrete, Cacequi, Capão da Canoa, Erechim, Feliz, Itaara, Porto Alegre, Santiago, Torres e Tramandaí.
No Masculino, os 12 times foram divididos em quatro grupos com três, onde avançaram os dois melhores para as quartas de final. Após belos confrontos, as equipes de Torres do Leões da Praia e Força Jovem chegaram a grande decisão. O duelo seria uma espécie de revanche já que em fevereiro deste ano, na mesma praia de Torres, o Leões derrotou o Força pelo placar de 4 a 2 na decisão da Copa Gaúcha de Beach Soccer.
FINAL (três tempos de 12 minutos)
A primeira etapa foi bastante movimentada, com os goleiros Dionathan (Leões) e Brayan (Força) fazendo grandes defesas e segurando o 0 a 0. Até que aos 11 minutos, o atacante da seleção brasileira Lucão cobrou uma falta da quadra de defesa, a bola acabou batendo em um morrinho e matando o goleiro Dionathan: 1 a 0 Força Jovem.
O Força voltou melhor no segundo tempo e aos três minutos Lucão tocou para Dudu, que da entrada da área fuzilou Dionathan para fazer o 2 a 0. Três minutos depois, Lucão disputou uma bola com Jordan dentro da área, Jordan acabou caindo e a arbitragem marcou pênalti para o Leões: Jordan cobrou e descontou para 2 a 1.
Na saída de bola, Robinho foi lançado, ele dividiu com Dionathan, o Força reclamou de penalidade, mas a arbitragem deu falta de ataque no goleiro do Leões. O Força Jovem ainda teve chances para ampliar na segunda etapa, mas parou no goleiro adversário.
No último período, o Leões pressionava, mas para no goleiro Brayan. Já o Força quando chegava perdia as chances para ampliar. Aos oito minutos, Lucão cobrou falta na entrada da área e acertou o pé da trave. Na sequência, Brayan lançou Lucão, que dominou e de calcanhar ajeitou para Dudu, o camisa oito do Força só teve o trabalho para tocar na saída de Dionathan e fazer 3 a 1 no marcador.
Aos 10 minutos, Brendo dividiu com Dudu na área e foi ao chão, e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Brendo mandou uma bomba no meio do gol para descontar para 3 a 2. Faltando 24 segundos, Willian deu um carrinho por trás em Jordan: falta e cartão vermelho direto para o camisa 20 do Força Jovem.
Mesmo com o pouco tempo, o Leões aproveitou o jogador a mais e foi buscar o empate. O goleiro Danilo, que havia entrado, fez o lançamento para frente e Dionathan segurou. O goleiro do Leões lançou Bruno Xavier, que ajeitou de peito para Felipe, que, no apagar das luzes, só empurrou para as redes, fazendo o 3 a 3. Após o gol, a partida terminou empatada, indo para a prorrogação.
Após um bom tempo de pausa, primeiro por uma confusão com a torcida e, depois, por causa da chuva que caiu na praia de Torres, finalmente a bola voltou a rolar. Durante os três minutos de tempo extra, a única chance de gol foi do Força Jovem. Lucão recebeu de costas para o gol e puxou uma bicicleta, mas o goleiro Dionathan fez bela defesa, salvando o Leões.
Persistindo a igualdade, o título foi decidido nos pênaltis. Felipe fez 1 a 0 Leões. Lucão empatou para o Força Jovem: 1 a 1. Jordan fez 2 a 1 para o Leões. Na segunda cobrança do Força, Robinho bateu e Dionathan foi no canto direito para defender, mantendo 2 a 1 para o Leões.
Depois disso, Brendo e Rafa Silva fizeram para o Leões e Dudu e Nika marcaram para o Força Jovem. Com a disputa em 4 x 3 para o Leões, o experiente jogador da seleção brasileira Bruno Xavier foi para cobrança e com frieza deslocou Brayan para fazer o 5 a 3 e confirmar o tricampeonato Gaúcho de Beach Soccer para o Leões da Praia.
FEMININO – Já no Feminino, as seis equipes foram divididas em duas chaves com três, avançando as duas melhores para as semifinais. Após bons jogos, chegaram a final duas equipes de Torres: Amigos do Adri X Soccer Girls.
FINAL (dois tempos de 12 minutos)
A partida começou movimentada: com menos de dois minutos Jheni foi derrubada na área e a arbitragem marcou pênalti para o Amigos do Adri. Jheni acabou chutando no meio do gol e a goleira Cintia defendeu. Aos quatro minutos, Negona cobrou falta de longe, a bola desviou no morrinho e matou a goleira a Bruna: 1 a 0 Soccer Girls.
O empate dos Amigos do Adri saiu aos sete minutos: Larissa tocou para Vanessinha, a 20 brigou com a zagueira, driblou a goleira e empurrou para o gol, fazendo o 1 a 1. Porém, um minuto depois saiu o segundo do Soccer Girls. Aninha cobrou falta do meio da quadra e mandou no ângulo, sem chances de defesa para Bruna.
No último lance do primeiro tempo, o Amigos do Adri voltou a empatar: Jheni bateu escanteio e Negona colocou a mão na bola, pênalti. Jheni cobrou firme dessa vez e deixou tudo igual: 2 a 2.
Na segunda etapa, logo aos dois minutos, o Soccer Girls chegou ao terceiro gol: Isa chutou, Bruna não segurou e Kelly aproveitou o rebote para fazer o 3 a 2. Faltando três minutos para o término da partida, bola na área do Amigos do Adri: Bruna afastou e Aninha pegou de primeira, mandando no ângulo para fazer um golaço: 4 a 2 Soccer Girls.
Depois disso, o Soccer só administrou a vantagem para confirmar o título do Gauchão Feminino de Beach Soccer. A conquista foi mais valorizada, visto que o Amigos do Adri era o atual campeão Gaúcho e havia vencido a Copa Gaúcha, em fevereiro. Vale destacar que os campeões gaúchos conquistaram a vaga para disputar o Campeonato Brasileiro de 2023. O Leões da Praia ainda garantiu a vaga para a Copa Sul de 2022. Já o Soccer Girls garantiu presença na Recopa deste ano.
Fotos: Divulgação