Equipes do Litoral são campeãs da Copa Gaúcha de Beach Soccer
Leões da Praia de Torres foram campeões da Copa Gaúcha de Beach Soccer. – Foto: Divulgação
Entre os dias cinco e seis de fevereiro, a Praia Grande, em Torres, foi placo da Copa Gaúcha de Beach Soccer. A competição contou com a presença de 18 equipes, sendo 12 no Masculino (de nove municípios diferentes) e três no Feminino (de três cidades diferentes).
No Masculino, participaram da competição os seguintes times: Alegria/Life Sul (Porto Alegre), Apolinário (Santiago), Associação Erechim, Atlântico (Tramandaí), CMD (Nova Esperança do Sul), Força Jovem (Torres), Guarita Club (Torres), Heineken (Torres), Leões da Praia (Torres), Locomotiva (Alegrete), Mundo Real/Progresso (Rosário do Sul), Nápoli (Capão da Canoa), RB Loterias (Cacequi) e Rola Bola (Tramandaí). Já no Feminino, os participantes foram: Amigos do Adri (Torres), Carbonero FC (Feliz) e Phoenix (Eldorado do Sul).
FINAIS – Na final do Feminino as donas da casa Amigos do Adri encararam o Phoenix. Abaixo de mal tempo e com direito a uma ventania, as duas equipes fizeram um jogo equilibrado na primeira etapa com destaque para as duas goleiras Bruna. Se com a bola rolando estava difícil sair gol, o time do Amigos do Adri precisou de uma bola parada para abrir o marcador. Ao 5min e 20seg do 1º tempo, Negona bateu o lateral na área e Vanessinha tocou de cabeça para fazer 1 a 0.
Na segunda etapa, o jogo seguiu equilibrado e as duas goleiras seguiram evitando que o placar fosse mudado. Já no último período, o time da casa conseguiu voltar a marcar. Aos 3min e 20seg, Camila roubou a bola da marcação, Jenni cruzou na linha de fundo e Larissa só tocou para fazer o 2 a 0.
Com a vantagem no marcador, o Amigos da Adri não recuou e acabou matando o jogo em dois lances seguidos. Aos seis minutos, Fran bateu o lateral rápido, lançando Rafa, que só tocou na saída da goleira Bruna para fazer o 3×0. O quarto saiu vinte segundos depois. Bruna lançou Jenni, que girou para cima da marcação e chutou no ângulo para fazer um golaço.
Com a partida definida, o Phoenix ainda conseguiu descontar no final do jogo, com Gabi em cobrança de pênalti. Mas foi só. Final de jogo! Vitória do Amigos do Adri e título para a equipe de Torres. Com a conquista, a equipe do Litoral garantiu vaga para disputar a Copa do Brasil e a Recopa Gaúcha da modalidade.
CLÁSSICO – Na final do Masculino teve duelo torrense entre Leões da Praia e Força Jovem. O Leões chegava como favorito, já que tinha em seu elenco três jogadores da seleção brasileira de Futebol de Areia: Felipe, Bruno Xavier e Rafa Silva. E foi com dois deles que a equipe abriu o placar.
No 1º minuto, Rafa inverteu para Felipe, que só tocou na saída de Brayan para fazer 1 a 0. O empate saiu logo na sequência. Em jogada individual, Jesiel tentou dar de cavadinha, a bola tocou no travessão e na sobra Beleco se jogou para empurrar a bola para o gol: 1 a 1. Depois do início eletrizante, o jogo ficou pegado, com muitas faltas, não tendo o placar alterado.
Na segunda etapa, aos cinco minutos, o Leões teve uma falta frontal e na entrada da área para cobrar: Leandro bateu no canto, sem chances para Danilo, fazendo o 2 a 1. Pouco tempo depois o clima esquentou. Aos nove minutos, Ramonzinho fez falta dura, exagerou na reclamação e acabou sendo expulso, deixando o Leões com um jogador a menos por dois a menos.
Mesmo com um jogador a menos, a equipe conseguiu se segurar e se não fosse Danilo, o time poderia ter ampliado ainda no 2º tempo. No final do período mais confusão: o treinador Adi do Força Jovem empurrou Bruno Xavier no lado da quadra e foi expulso. Ainda deu tempo para o Força mandar uma bola no travessão e no rebote o goleiro Jonathan evitar o que seria o empate.
O Força voltou melhor no início da 3ª etapa e conseguiu empatar a partida. Jesiel levantou na área e Willian tocou de cabeça na saída de Jonathan para deixar tudo igual: 2 a 2. O Força chegou a pressionar em busca da virada, mas no final quem não faz leva. Aos oito minutos, o goleiro Jonathan lançou Julio, que matou no peito e chutou girando no canto para fazer o 3 a 2.
Trinta segundos depois saiu o quarto. Argentino roubou a bola na quadra de ataque e rolou para Bruno Xavier. O camisa oito bateu cruzado e fez o 4×2. A partir daí o Leões soube administrar o resultado, confirmando a vitória e o título da competição. Com o título, o Leões da Praia garantiu vaga para disputar a Copa do Brasil, a Copa Sul e as finais do Campeonato Gaúcho de Beach Soccer.
A seguir veja os destaques individuais da Copa Gaúcha de Beach Soccer:
FEMININO
Goleadora: Carla (Phoenix)
Atleta destaque: Claudiana (Amigos do Adri)
Goleira destaque: Bruna (Amigos do Adri)
MASCULINO
Goleador: Luiz Eduardo (Força Jovem)
Atleta destaque: Filipe (Leões da Praia)
Goleiro destaque: Dionathan (Leões da Praia)
Fotos: Divulgação Ufa, e nesse final de semana chegou ao fim a Copa Gaúcha, grandes jogos, muita emoção