Dono de supermercados é preso furtando energia elétrica
A Polícia Civil (PC) prendeu na terça-feira (23), em Três Cachoeiras, um homem responsável pelo furto de energia elétrica. O indivíduo, que não teve a identidade e a idade divulgadas, estaria praticando o crime em dois supermercados do município, dos quais ele é proprietário.
De acordo com a CEEE Equatorial, a infração foi flagrada durante uma ação realizada por uma equipe da Companhia de energia após uma denúncia. O trabalho foi acompanhado por policiais da Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio das Concessionárias e dos Serviços Delegados (DRCP). Em um dos estabelecimentos, os agentes verificaram que o medidor de energia não estava registrando o consumo do local. Porém, ao perceber a presença dos funcionários da CEEE, um dos trabalhadores do mercado religou o equipamento, passando o consumo a ser marcado normalmente.
De acordo com a PC, o comerciante usava uma espécie de controle remoto para ligar ou desligar o medidor de energia, e fraudar o consumo. Ele já havia sido detido em novembro de 2024 pelo mesmo crime. Em uma vistoria mais aprofundada, foi constatado que os medidores apresentavam sinais de violação, sendo o dono dos comércios preso em flagrante. O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia (DP) e, posteriormente, encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça. Enquanto isso, a Equatorial trabalha para tentar identificar o tamanho do prejuízo causado pelo empresário.
FISCALIZAÇÃO
A CEEE Equatorial, em parceria com a Brigada Militar (BM) e a Polícia Civil, tem intensificado o trabalho de fiscalização, não apenas no Litoral Norte, mas também em outras regiões do Estado. Somente no primeiro semestre 2025, foram realizadas 101 Operações de combate ao furto de energia, que resultaram na prisão de 88 pessoas. A Companhia pede que a população, em casos suspeitos, denuncie por meio do telefone 0800 721 2333.