Dia das Crianças promete aquecer o comércio gaúcho

As perspectivas do comércio gaúcho para o Dia das Crianças são promissoras. Com um otimismo crescente, os consumidores estão dispostos a investir mais em presentes de qualidade este ano. Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 73% dos consumidores planejam comprar presentes para o Dia das Crianças, com uma projeção de movimentação de R$ 18,8 bilhões no comércio no Brasil, um aumento significativo em relação ao ano anterior, quando a movimentação estimada foi de R$ 13,7 bilhões.

O presidente da Federação Varejista do Rio Grande do Sul, Ivonei Pioner, destaca a importância desse período para o comércio local. “Para o comércio gaúcho, esse período representa uma oportunidade valiosa, especialmente após o desafio das recentes cheias que impactaram diversas cidades. O setor varejista gaúcho se prepara para atender às expectativas dos consumidores, garantindo uma variedade de opções de presentes e locais de compra. É importante lembrar que as lojas físicas continuam sendo o local de preferência para a maioria dos compradores, e é fundamental estarem preparadas para oferecer uma experiência positiva aos clientes”, disse.

Presidente da Federação Varejista do RS Ivonei Pioner.

Segundo a pesquisa nacional, em média, os consumidores planejam adquirir 2,3 presentes, com um gasto estimado de cerca de R$ 343, representando um aumento significativo em relação a 2022. No entanto, a pesquisa revela que alguns ainda enfrentam desafios financeiros, com um terço planejando gastar o mesmo valor que no ano anterior e 14% planejando gastar menos. Aqueles que planejam gastar mais justificam sua decisão com o desejo de adquirir presentes de maior qualidade, comprar mais presentes e o aumento dos preços dos produtos.

Roupas, bonecas e jogos são os presentes mais procurados, e as lojas físicas, em particular, shoppings centers, lojas de departamento e lojas de rua/bairro, continuam sendo os principais locais de compra. A pesquisa também revela que nove em cada dez consumidores planejam celebrar o Dia das Crianças, seja em casa, em passeios ou em estabelecimentos de entretenimento.

A pesquisa foi realizada nas 27 capitais brasileiras e abrangeu consumidores de todas as classes econômicas, com idade igual ou superior a 18 anos. A coleta de dados ocorreu entre 28 de agosto e 04 de setembro de 2023, via web, e os resultados foram pós-ponderados por sexo, idade, renda e escolaridade.