Definidos os finalistas do Campeonato Municipal de Futebol

OSÓRIO – Na tarde de domingo (18), foram realizadas as semifinais do Campeonato Municipal de Futebol de Campo. Os dois jogos foram realizados no Estádio Wilmar Velho Pacheco, no campo do GAO, e contaram com a presença de um bom público. Os confrontos contaram com um show de gols, cartões vermelhos, muita reclamação e até direito a Polícia.
A primeira partida foi disputa entre Cupim e KQDU/Passinhos. A primeira chance da partida foi do KQDU. Aos cinco minutos, Vini recebeu lançamento de Gabriel, invadiu a área, mas chutou fraco para a defesa de canhoto. A resposta do Cupim foi rápida. Aos 7min, Zóio saiu mal na cobrança de escanteio e Jordam acabou colocando para o fundo das redes: 1 a 0 Cupim.
O KQDU teve a chance de empatar. Aos 11 minutos, em falta cobrada de perto do meio-campo, Ryan cabeceou para fora. Na sequência, saiu o segundo gol do Cupim. Diego recebeu na área, cortou dois marcadores e chutou cruzado, o goleiro Zóio deu rebote e na sobra, Yan empurrou para as redes: 2 a 0.
O Cupim seguiu pressionando e por pouco não chegou ao terceiro gol. Aos 18min, em um bate-rebate, Julinho dominou a bola e de fora da área chutou no canto para defesa de Zóio. Aos 22min, Yan recebeu lançamento de Jordam e cruzou para a área, mas Julinho não conseguiu alcançar. Na sequência, em outro passe longo, Zóio teve que sair do gol para evitar a finalização de Laércio. Aos 24min, Nathan recebeu cruzamento e chutou para defesa de Zóio. No rebote, Julinho tentou uma finalização direta e obrigou o goleiro do KQDU a defender de soco. O duelo entre o goleiro da equipe de Passinhos e do camisa 12 do Cupim voltou a se repetir dois minutos depois, com Zóio levando a melhor novamente.
Em uma das poucas chances do KDQU no jogo, aos 31min, Gabriel recebeu em velocidade e chutou da intermediária, mas a finalização do camisa 7 do KQDU foi direto para fora. Dois minutos depois, o Cupim ampliou. Éder recebeu de Laércio e cruzou para Julinho, que em cima da linha, só escorou de cabeça para fazer o 3 a 0.
Mesmo com a vantagem, o Cupim seguiu em cima. Zé ganhou uma disputa no alto e Julinho cabeceou no canto, mas Zóio defendeu. Na sequência, Yan recebeu na área e chutou para a defesa em dois tempos do goleiro do KQDU. Porém, aos 38min, Zóio acabou precisando ser substituído devido a uma lesão, dando lugar a Moisés. Já no final do primeiro tempo, o Cupim voltou a marcar. Aos 45min, Laércio recebeu lançamento sozinho e só tirou do goleiro para fazer o 4 a 0.
2º TEMPO
Sem muito esforço, o Cupim chegou ao quinto gol. Aos 10min, Julinho cruzou e Yan cabeceou para o fundo das redes: 5 a 0. No minuto seguinte, Yan recebeu falta dura por trás, o camisa 11 do Cupim não gostou do lance e deu um soco em um atleta do KQDU dando início a uma confusão. Depois de alguns minutos, Yan (Cupim) e Vaguinho e Dogão do KQDU acabaram sendo expulsos.
Com a partida reiniciada, o Cupim voltar ao marcar. Aos 18min, Zé acertou uma falta no ângulo para fazer o 6 a 0. Depois do gol, um sinalizador foi jogado para dentro do campo, sendo rapidamente apagado e retirado do gramado, podendo o jogo seguir. Aos 23min, Zero (KDQU) fez falta dura, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Com dois jogadores a menos, o time de Passinhos acabou levando mais um gol. Aos 27min, Butiá recebeu na ponta, gingou para cima da marcação e bateu cruzado, marcando um belo gol: 7 a 0. Já aos 32min, Gabriel exagerou da reclamação e acabou recebendo o cartão vermelho direto. Essa foi a quarta expulsão do KQDU na partida. Como a equipe de Passinhos só tinha apenas seis atletas de linha, a arbitragem encerrou a partida antes do tempo regulamentar, confirmando a vitória do Cupim por 7 a 0.

GAO Vs Sertão
A segunda partida da semifinal tinha tudo para ser um grande jogo, mas o que se viu foi um jogo pegado, com muita reclamação. Logo aos dois minutos, Iuri (Sertão) recebeu cruzamento e cabeceou para a defesa de Chipa. A resposta do GAO saiu aos 7min. Yrian jogou para a área e obrigou o goleiro Kelvin a tirar a bola de soco. Aos 17min, Carruíra (Sertão) arriscou chute de primeira e a bola explodiu em Dinho. No escanteio, a zaga do GAO afastou e Sidi arriscou de primeira, mas o chute acabou indo direto para fora.
Depois disso, a partida ficou feia. João (GAO) recebeu falta de Wiliam e não gostou. O camisa 10 do Grêmio Atlético Osoriense (GAO) foi para cima do jogador do Sertão e o derrubou, começando a confusão. A arbitragem somente deu cartão amarelo para os dois jogadores e mandou a partida seguir.
Na jogada seguinte, Pigmeu acertou Davi e também levou amarelo. Já aos 24min, Wiliam deu um chute por trás em João na lateral do campo. O camisa 8 do Sertão recebeu o segundo amarelo e foi expulso, deixando a sua equipe com um jogador a menos. O clima seguiu quente, dentro e fora de campo, com os jogadores e comissões técnicas trocando xingamentos.
Quando as equipes resolveram jogar, finalmente saíram as primeiras chances mais claras de gol. Aos 35min, Castor (Sertão) recuperou uma bola no meio do campo e tocou para Carruíra, que passou para Sidi. Porém, o camisa 18 do time de Aguapés foi travado por Yrian na hora da finalização. E quem não faz leva. Aos 39min, Balo cruzou para Pigmeu, que encheu o pé, obrigando o goleiro Kelvin fazer grande defesa, mas no rebote, Patinho não teve trabalho para empurrar para as redes: 1 a 0 GAO.
Os donos da casa ainda tiveram a chance para ampliar antes do intervalo. Aos 44min, após jogadaça de Pico, João tentou marcar de cabeça, mas Kelvin salvou. O Grêmio Atlético Osoriense ainda reclamou de uma falta, quase em cima da linha da grande área em Yrian, mas a arbitragem mandou o lance seguir.
2º TEMPO
A segunda etapa começou agitada, com os dois times criando chances para marcar. Aos 3min, Gustavo Barrufi cobrou falta e Kelvin deu um tapa na bola para salvar o Sertão. No minuto seguinte, o Sertão por pouco não empatou, Iuri passou por três e tocou para Sidi, que dentro da área acabou finalizando por cima do gol. Aos 8min, Barrufi recebeu de Pigmeu, mas finalizou para fora. Pouco tempo depois, em contra do GAO, Patinho lançou Dinho, mas Kelvin saiu bem do gol para fazer a defesa. Já aos 11min, Carruíra cobrou falta de longa distância e Chipa precisou dar um tapa na bola para não se complicar.
Aos poucos, o GAO foi tomando conta da partida e começou a desperdiçar chances de matar o confronto. Aos 13min, Pigmeu chutou da entrada da área, a bola desviou em Davi e Kelvin segurou firme. Na jogada seguinte, Pigmeu recebeu de Patinho, mas chutou fraco para defesa do goleiro do Sertão. Já aos 18min, Patinho ganhou de dois marcadores e deu para Pigmeu, mas o camisa 9 do GAO, que estava sozinho na entrada da área, chutou para fora.
PÊNALTI E CONFUSÃO
Por volta dos 21 minutos da segunda etapa, o árbitro marcou uma falta para o GAO. Enquanto o Sertão reclamava da marcação, o time da casa fez a cobrança rápida: Pigmeu entrou sozinho na área contra o goleiro, e foi derrubado por Kelvin. O pênalti foi marcado, o que gerou muita reclamação por parte do Sertão.
Todos os jogadores de linha e parte do banco foram para cima do árbitro, que acabou chegando a ser empurrado. Devido a falta de segurança, o trio resolveu sair de dentro do campo e comunicou que a partida só reiniciaria caso a Brigada Militar (BM) fosse até o local. Somente após a chegada de duas viaturas, o jogo pode recomeçar, após ficar mais de 10 minutos parado. O árbitro deu cartão amarelo para o goleiro Kelvin e autorizou a cobrança do pênalti. Aos 35min, Patinho chutou a bola no ângulo para fazer 2 a 0 GAO.

MAIS DE UMA HORA DE JOGO
Precisando correr atrás do prejuízo, o Sertão se mandou para cima. Aos 40min, Carruíra chutou de longe, mas a bola desviou na marcação e acabou saindo pela linha de fundo. Aos 45min, quase que o GAO não mata o jogo. Gregori ganhou de dois defensores e dentro da área acabou finalizando na trave.
Aos 49min, Carruíra ganhou da defesa do GAO, mas acabou finalizando por cima. No lance seguinte, Gregori recebeu de Dinho e chutou para a defesa de Kelvin. Já aos 55min, após escanteio na área do GAO, o goleiro Chipa saiu errado e Samuel precisou salvar quase em cima da linha, evitando o gol do Sertão. Esse foi o último lance de perigo da partida. Com mais de uma hora de jogo, o árbitro deu o apito final, confirmando a vitória do GAO por 2 a 0.
FINAL
Com o resultado o time do Grêmio Atlético Osoriense irá encarar o Cupim na grande final. Já o Sertão disputará o terceiro lugar contra o KQDU. As duas partidas acontecerão no próximo domingo (25), no Campo da Vila Olímpica, juntamente com a premiação dos melhores do Certame. O início dos jogos está marcado para às 13h e 30min. Lembrando que a entrada é gratuita e aberta a toda comunidade. Segundo a organização, está prevista a presença de policiamento. Vale ressaltar que o Campeonato Municipal de Futebol de Campo é realizado pela prefeitura osoriense, por meio da Assessoria de Esporte e Lazer.

CRÉDITOS
Lucas Rodrigues