Definidas as semifinais do Campeonato Municipal de Futebol
OSÓRIO – O Campo de Aguapés recebeu na tarde de domingo (4), as partidas da quinta e última rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Campo. Com os quatro semifinalistas já definidos, os dois jogos serviram para conhecerem os confrontos das semifinais da competição.
Na primeira partida, o time da casa, Sertão, enfrentou o KQDU/Passinhos, jogando pelo empate para terminar na terceira colocação. Logo aos dois minutos de jogo, Carruíra arriscou um chute de fora da área e o goleiro Zóio aceitou: 1 a 0 Sertão. Com apenas um atleta no banco de reservas, a situação do KQDU se complicou quando aos 16min, Vini precisou sair machucado, dando lugar a Biel. Antes disso, aos 11min, o time de Aguapés também já havia realizado uma alteração por lesão, quando Diego entrou no lugar de Michel.
A primeira chance de perigo do KQDU saiu aos 19minutos. Dogão cobrou falta e acertou o travessão. A resposta do Sertão ocorreu aos 23min, também em bola parada, na falta cobrada por Bruno que acabou passando perto do gol. Quatro minutos depois, Carruíra lançou Sidi, que invadiu a área e foi derrubado por Tiago: pênalti para o Sertão e cartão vermelho para o lateral do KQDU. Bruno foi para cobrança, mas Zóio defendeu.
Mesmo com um jogador a mais, o Sertão teve poucas chances para ampliar. Aos 30min, Bruno arriscou um chute no canto esquerdo e Zóio defendeu. Já aos 38min, após jogada de pé em pé, Davi cruzou e Iuri cabeceou para fora. Próximo do final da primeira etapa, o KQDU teve duas chances para empatar, com dois chutes de Andrei, mas o goleiro João Pedro, bem colocado, defendeu ambas as finalizações, com defesas em dois lances.
Já nos acréscimos, o Sertão perdeu mais uma oportunidade de ampliar. Após cruzamento, Iuri chutou de primeira, a bola passou por Zóio, Carruíra se esforçou para evitar que a bola saísse e cruzou para atrás, mas já havia sido marcado impedimento na jogada.
2º TEMPO
O Sertão começou em cima a segunda etapa e aos 4min aumentou o marcador: Carruíra recebeu na área, dominou e chutou para o gol, fazendo 2 a 0. Aos 9min, o time de Aguapés cobrou escanteio, a zaga agastou e no rebote, Castor chutou da entrada da área para fazer o terceiro. A vitória que parecia certa, aos poucos começou a escapar. Mesmo com boa vantagem, os atletas do Sertão estavam nervosos, abusando das faltas e recebendo vários cartões amarelos, o que obrigou o treinador Cleber mudar a equipe.
Aos 25min, Fabiano teve a chance de fazer o quarto, mas sozinho dentro da área acabou mandando a finalização por cima do gol. E quem não faz, leva. Aos 28min, Ryan recebeu cruzamento na pequena e em cima da linha, só empurrou para as redes: 3 a 1. Aos 31min, o Sertão chegou de novo: Rafa cruzou, Zóio deu um tapa na bola, Mateus Bigode chutou da entrada da área, a bola desviou e o goleiro do KQDU fez a defesa. Na sequência, Fabiano teve outra chance para marcar, mas chutou para fora.
No minuto seguinte, Bigode recebeu de Fabiano e chutou para mais uma defesa de Zóio. O jogo seguiu e a bola chegou para Rafa, que tentou driblar o goleiro, mas o arqueiro do KQDU saiu bem para ficar com a bola. No contra-ataque rápido do time de Passinhos, aos 32min, Vinicius chutou cruzado para descontar: 3 a 2. Nessa altura da partida, era o KQDU que parecia estar com um jogado a mais. Aos 34min, Ryan recebeu na ponta da área, mas chutou para fora. Já aos 36min, Vinicius recebeu lançamento na área e precisou chutar duas vezes para vencer o goleiro João Pedro, igualando o marcador em 3 a 3.
Após o empate, o jogo seguiu aberto. Aos 38min, o Sertão colocou bola para dentro da área do KQDU, Rafa subiu de cabeça e dividiu com Zóio, que foi ao chão. E a arbitragem marcou falta no goleiro. Aos 42min, em outra falta a favor da equipe da casa, Gabriel Pires cobrou fechado e Iuri não conseguiu alcançar. Aos 44min, Luis Henrique cobrou falta para o KQDU e a bola passou perto. Já nos acréscimos, por pouco não sai a virada do time de Passinhos. Pará cruzou, Ryan recebeu, trouxe para o meio e fez o passe para dentro da área, mas o goleiro João Pedro saiu de carrinho para afastar a bola antes da finalização de Peidinho, deixando o placar em 3 a 3. Com o empate, o Sertão chegou aos cinco pontos e terminou na terceira colocação, na frente do KQDU, que acabou em quarto com quatro pontos.
JOGAÇO
Na sequência, Cupim e Grêmio Atlético Osoriense (GAO) duelaram em busca da melhor campanha da primeira fase. Com dois pontos a mais na tabela, o Cupim tinha vantagem do empate, enquanto que o GAO precisava vencer para terminar em primeiro lugar. Considera uma prévia da final, visto que o confronto colocava frente a frente as duas melhores equipes do Campeonato, a partida já começou agitada.
O GAO cobrou falta no lado do campo, o goleiro Breno não segurou a bola, Vini chutou, a bola desviou em um defensor do Cupim e acabou saindo pela linha de fundo. Após o escanteio, o Cupim puxou contra-ataque, Laércio saiu no mano a mano com Yrian e acabou sendo parado com falta. O camisa 21 do GAO não gostou da marcação e foi para cima do árbitro, dando início a um bate-boca. Com os ânimos mais calmos, já aos 5min, Zé cobrou a falta no canto de Marino, abrindo o marcador. Esse foi o terceiro gol de falta do camisa 17 do Cupim no Certame, que já havia feito dois na partida contra o KQDU na rodada anterior.
A resposta do GAO também foi na bola parada. Aos 8min, após cobrança de escanteio, Gregori cabeceou para fora. No minuto seguinte, Pigmeu cobrou uma falta no lado direito do campo e acertou o travessão. Em lance raro com a bola pelo chão, aos 18min, Gustavo Barrufi recebeu de Pigmeu na ponta, mas chutou por cima.
O Cupim marcava em cima a saída de bola, gerando erros da defesa do GAO. Aos 26, Jean saiu jogando errado, Juninho dominou, entrou na área e finalizou para fora. A equipe seguiu melhor e por pouco não ampliou. Aos 36min, Nikinho cruzou, Laércio cabeceou e Marino segurou firme. Aos 42min, Nikinho deu um bel lançamento para Laércio, que ganhou de Jean e tocou na saída de Marina, mas a bola acabou saindo a direita do gol. Dois minutos depois, Laércio passou por dois marcadores, mas dentro da área finalizou para fora.
E quem não faz, leva. No minuto seguinte, Pigmeu cruzou para Gregori, que dominou, girou e bateu no canto para empatar o marcador: 1 a 1. Já nos acréscimos. Julinho cruzou e Nikinho chutou a bola em cima da marcação. Na sequência, a bola foi levantada na pequena área do GAO, Nikinho subiu para dividir, Marino não segurou a bola e Julinho chutou para as redes. Porém, o árbitro anulou o gol do Cupim, marcando falta no goleiro do GAO.
2º TEMPO
O Cupim começou a segunda etapa em cima. Aos 5min, Nikinho lançou Laércio que, mesmo marcado por três adversários, conseguiu finalizar, a bola ainda desviou em um defensor do GAO e obrigou Marino fazer boa defesa. Na sequência, após saída errada do Grêmio Atlético Osoriense, Laércio finalizou por cima do gol.
A resposta do GAO saiu no minuto seguinte. Em cobrança de falta no canto direito, Pigmeu obrigou Breno a fazer boa defesa. No escanteio, a zaga do Cupim afastou, puxando o contra-ataque. Laércio ganhou de Yrian e chutou para defesa de Marino. No rebote, Laércio tocou para Julinho, que também parou no goleiro do GAO.
Aos 9min, Barrufi (GAO) recebeu na intermediária e chutou direto para fora. No minuto seguinte, o Cupim acabou marcando. Após saída errada de Marino, Nikinho chutou de longe e encobriu o goleiro do GAO, fazendo o 2 a 1. Ao 13min, quase que o Cupim conseguiu ampliar. Nikinho lançou Laércio, que cruzou para Jordam, o camisa 6 chutou rasteiro no canto e obrigou Marino a se esticar todo para fazer a defesa. Dois minutos depois, foi o GAO que teve a chance para igualar o confronto. Yrian recebeu na pequena área, mas na hora do chute acabou sendo travado por Cafú.
Aos 18 minutos, Nikinho deu uma entrada dura em João Pedro no meio do campo. O camisa 11 do Cupim recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. O lance gerou muita reclamação e bate-boca. Após a expulsão, a partida ficou mais aberta, com os dois times tendo chances para mexer no placar.
Aos 21min, após bate-rebate na área do Cupim, Balo rolou para Gregori, que finalizou por cima. Aos 24min, Nathan cobrou falta para o Cupim e a bola passou perto. Dois minutos depois, em outra falta batida por Nathan, Marino teve que se virar para defender, tirando a bola com o pé. Já aos 31min, João Pedro foi para cima de Cafú e foi derrubado na entrada da área. Em lance duvidoso, a arbitragem marcou pênalti. Pigmeu foi para cobrança e tirou de Breno para fazer o 2 a 2.
Aos 36min, após jogada de pé em pé, Barriga chutou forte, obrigando Breno a fazer boa defesa. Mesmo com o GAO com um jogador a mais, foi o Cupim que marcou o terceiro. Aos 43min, Nathan chutou, Marino espalmou, Forlán cruzou e o zagueiro Gabriel só escorou de cabeça para fazer o 3 a 2 para o Cupim.
Mas ainda tinha tempo para mais. Aos 45min, Barrufi cobrou falta de longe e marcou um belo gol: 3 a 3. Já nos acréscimos, o GAO teve mais uma falta para cobrar. Jean Oliveira cruzou, Barrufi cabeceou e Breno segurou firme. Nesse instante, o árbitro acabou encerrando a partida. Com o resultado, Cupim e GAO terminaram invictos a primeira fase. Com 10 pontos, o Cupim passou em primeiro e pegará o KQDU nas semifinais. Já o GAO, ficou em segundo com oito pontos e irá enfrentar o time do Sertão no mata-mata. Segundo a organização do Certame, nesta terça-feira (6), haverá uma reunião entre os clubes onde serão definidos os locais das partidas e as datas e horários dos jogos. Vale ressaltar que a disputa do 3º lugar e a final acontecerão no Campo da Vila Olímpica.
CRÉDITOS
Lucas Rodrigues