Curso do IFRS, Campus Osório recebe nota máxima em avaliação do MEC
Entre os dias 23 e 25 de abril, ocorreu, de maneira online, a avaliação dos cursos das instituições de Ensino Federal, realizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A nota é calculada com base na média aritmética ponderada dos conceitos obtidos em três dimensões: Organização didático-pedagógica; Corpo docente e tutorial; e Infraestrutura.
No Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório os avaliadores conheceram as instalações físicas da unidade, sendo conduzidos em uma visita virtual pelo professor Mateus da Rosa Pereira. Além disso, eles também participaram de diversas reuniões com gestores, membros de comissões, docentes e estudantes, e analisaram documentos como o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), os currículos do corpo docente, os relatórios da Avaliação Institucional, os projetos de ensino, pesquisa e extensão relacionados à área dos cursos.
RESULTADO
Ao final do processo, o curso superior de Licenciatura em Letras Português/Inglês do IFRS, Campus Osório conquistou o conceito 5 (nota máxima). De acordo com o relatório de avaliação divulgado pelo Inep, “o curso valoriza a diversidade e a inclusão, contemplando legislações sobre acessibilidade, educação inclusiva, diversidade étnico-racial e direitos humanos. O perfil do egresso reflete a formação de profissionais aptos a promover práticas transformadoras e socialmente responsáveis. As políticas institucionais de ensino, extensão e pesquisa do IFRS estão integradas ao curso, com ênfase na articulação entre essas áreas”, afirma o Inep.
Já em relação ao corpo docente, a avaliação salientou que o curso conta com “um corpo docente qualificado, com um Núcleo Docente Estruturante (NDE) atuante e um colegiado do curso que assegura a governança acadêmica”. Segundo as avaliadoras, “observa-se um equilíbrio entre ensino, pesquisa e extensão, com produção científica relevante por parte dos docentes”, finaliza a avaliação.
Segundo o professor Mateus, o resultado reflete o “amadurecimento institucional” do curso de Letras, que em 2025 comemora 10 anos de funcionamento. “Desde a primeira avaliação externa, Colegiado, NDE e discentes trabalharam sistematicamente para melhorar aspectos fundamentais para o bom andamento do curso. Assim, a nota representa o reconhecimento de um esforço coletivo, institucional e organizado”, declarou o ex-coordenador do curso de Letras.

A nova coordenadora, Isabel Selistre, que assumiu o cargo no último dia 05 de maio, destaca o orgulho pela nota máxima alcançada na avaliação do MEC e o compromisso que tem pela frente, de dar continuidade ao trabalho do professor Mateus, segundo ela, feito de maneira exemplar: “A conquista da nota 5 é resultado do esforço coletivo de uma equipe dedicada – docentes, técnicos e estudantes – que acredita na força da educação pública, gratuita e de qualidade. Representa, também, o reconhecimento do nosso compromisso com uma formação alinhada aos desafios contemporâneos e às transformações sociais, culturais e linguísticas que nos impactam e exigem posicionamentos éticos e responsáveis. Nossa perspectiva é seguir fortalecendo essa caminhada: investir em ações que ampliem o diálogo com a comunidade, qualifiquem ainda mais o ensino, a pesquisa e a extensão, e acolham as diversidades. Queremos um curso cada vez mais vivo, plural e conectado com as demandas da sociedade”, declarou Isabel.

Já o diretor-geral pro tempore, Marcelo Paravisi, destaca que receber a nota máxima na avaliação do MEC é um “marco importante” para o Campus Osório, especialmente por sua “relevância para a Educação do Litoral” Norte gaúcho. “A conquista do conceito 5 é resultado de um conjunto de fatores: trabalho sério e comprometido da equipe docente e técnica, envolvimento dos estudantes e a articulação com as escolas de educação básica da região, apoio institucional em todas as etapas do processo formativo, qualidade do projeto pedagógico, infraestrutura disponível e constante diálogo com a comunidade. A integração entre teoria e prática, juntamente à qualificação do corpo docente, teve papel decisivo para esse reconhecimento. Um reconhecimento da excelência do nosso trabalho que reforça o papel do Instituto Federal na promoção de uma educação pública, gratuita e de qualidade, alinhada aos objetivos dos Institutos Federais: formar profissionais altamente capacitados e contribuir para o desenvolvimento regional e social. Para nossa comunidade acadêmica, essa conquista é motivo de muito orgulho e reflete o compromisso contínuo com a excelência educacional”, afirmou Paravisi.

O CURSO
A Licenciatura em Letras Português/Inglês visa formar profissionais capazes de lidar criticamente com as linguagens, especialmente a verbal, considerando a importância do ensino e aprendizagem de línguas na mediação da construção de conhecimentos. O objetivo é habilitar professores que desejam atuar no ensino de Língua Portuguesa e/ou Língua Inglesa em instituições públicas ou privadas e em empresas de tradução e revisão, competentes e éticos, para que possam contribuir com o desenvolvimento de uma sociedade mais humanizada e justa.
A primeira turma ingressou em 2015, com a colação de grau realizada em março de 2020. Até o momento, já foram formados um total de 23 professores pelo curso. O ingresso é anual e realizado por Processo Seletivo próprio do IFRS ou pelo Enem. O curso é gratuito, com aulas à noite, e conta com duração de quatro anos. Atualmente, o número de estudantes matriculados é de 118.
CRÉDITOS: IFRS