Comissão da Assembleia Legislativa discute situação da Estrada do Mar
A Comissão de Assuntos Municipais (CAM) da Assembleia Legislativa do Estado (AL-RS) realizou uma Audiência Pública na última terça-feira (9). O encontro foi proposto pelo presidente do colegiado, o deputado Joel Wilhelm (PP), e contou com a presença de representantes do Litoral Norte gaúcho, além de agentes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM).
Na ocasião, foi discutida a atual situação da ERS-389 (Estrada do Mar). O principal ponto debatido foi a questão da falta de segurança na rodovia, a qual tem registrado acidentes de trânsito semanalmente. Enquanto a duplicação da Estrada do Mar não ocorre, os políticos da região pedem por melhorias no trecho de 90 quilômetros (km) que liga Osório à Torres.
Entre as sugestões apontadas, está o reforço da sinalização, com a implantação de ‘olhos de gato’ (sinalização refletiva), guard rails e faixas elevadas em locais próximos a pontos comerciais mais movimentados. Outra preocupação é quanto à falta de ‘pontos de resgate’, o que prejudica o atendimento em possíveis acidentes. Além disso, foi levantada a possibilidade das entradas e saídas das praias ao longo da Estrada do Mar passarem a serem de mão única, possibilitando o tráfego de ciclistas e pedestres.
Ao encontro das falas dos representantes da região, o deputado Joel declarou que a proximidade da temporada de Verão só aumenta a necessidade pelas obras emergenciais. Ele também propôs a realização de uma nova Audiência após o veraneio, onde será analisado o andamento dos Projetos do Governo do RS em relação a ERS-389. No final, o parlamentar encaminhou as demandas apresentadas na reunião a Secretaria Estadual de Transportes e também ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), responsável pela Estrada do Mar.
NOVA AUDIÊNCIA
Ainda na terça, os deputados da Comissão de Assuntos Municipais (CAM) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul se reuniram para uma nova Sessão Ordinária. Os parlamentares aprovaram as duas proposições presentes na Ordem do Dia. Uma delas trata-se do Requerimento no 045/2025. De autoria do deputado Joel Wilhelm, o texto autoriza a realização de uma Audiência Pública em Arroio do Sal. Ainda sem data prevista para acontecer, o encontro será realizado na Câmara de Vereadores arroiossalense e irá discutir os problemas de falta de energia elétrica no município do Litoral Norte gaúcho.
CRÉDITO: Claudio Fachel
