ESPORTES

Com gol de Ricardinho, Brasil vence Colômbia e é pentacampeão do Parapan no Futebol de Cegos

Na noite de sábado (25), a seleção brasileira de Futebol de Cegos derrotou a Colômbia pelo placar de 1 a 0 e se sagrou pentacampeã dos Jogos Parapan-Americanos, sendo a única a vencer a modalidade nos Jogos. O gol foi marcado pelo osoriense Ricardinho. Faltando menos de dois minutos para o término do primeiro tempo.

O Brasil teve uma falta próxima a área: No lance, Tiago Paraná só pisou, Ricardinho dominou, trouxe para o lado direito e bateu no canto para marcar o único gol da partida. Esse foi o quinto gol marcado por Ricardinho, que terminou como artilheiro da seleção brasileira e vice-artilheiro da competição, com um gol a menos que Espinillo da Argentina.

Vale ressaltar que a medalha marca o retorno de Ricardinho a seleção depois de ficar seis meses afastado dos gramados em função de uma séria lesão no joelho, desfalcando o Brasil na disputa do Grand Prix e do Mundial da modalidade. “Voltar conquistando mais uma medalha de ouro foi muito especial. Agradeço tanto a Deus por fazer parte desta equipe vitoriosa, por mais uma vez ser agraciado, inclusive, marcando o gol do título destes Jogos Parapan-Americanos. Tudo pela misericórdia do Senhor”, declarou Ricardinho após a conquista.

Ricardinho marcou o gol do título da seleção brasileira.

RICARDINHO DECISIVO

O camisa 10 da seleção foi peça fundamental na campanha do ouro. Após passar em branco na estreia no triunfo contra o México por 1 a 0, o craque marcou um dos gols da vitória sobre o Chile por 2 a 0. Depois de não marcar na vitória sobre a Colômbia (1 a 0) e na derrota para a Argentina (1 a 0), Ricardinho foi fundamental na partida que definiu a classificação do Brasil para a final do Parapan. Em um formato de grupo único, as seis seleções participantes jogavam entre si, avançando as duas melhores para a disputa do ouro.

CLASSIFICAÇÃO SUADA

Na última rodada, o Brasil entrou em quadra na seguinte situação. Após a vitória da Colômbia sobre a Argentina por 1 a 0, colombianos e argentinos dividiam a ponta, ambos com 12 pontos. Em terceiro com nove pontos e saldo de gols pior, o Brasil precisava vencer o Peru por cinco gols de diferença para chegar à semifinal. E foi justamente isso que acabou acontecendo. Logo no primeiro tempo, o Brasil abriu 4 a 0, com três gols de Ricardinho e um de Tiago Paraná. A impressão era de que a difícil missão seria mais fácil do que o esperado. Na etapa final, porém, teve bola na trave, chance perdida na cara do gol e nada de a bola entrar. A três minutos do fim, coube a Jefinho conduzir a bola desde o campo de defesa até perto da área peruana e usar o bico do pé direito para chutar rasteiro, no canto do goleiro.

Retornando de lesão, Ricardinho (camisa 10) foi decisivo na conquista do título do Brasil, marcando cinco gols na competição. – FOTOS: Douglas Magno

MAIS UMA CONQUISTA

O gol marcado por Ricardinho contra a Colômbia não apenas garantiu a medalha de ouro da seleção de Futebol de Cegos em Santiago (Chile), como manteve o Brasil como único campeão do Parapan-Americano na modalidade. As outras conquistas foram nas cidades de Lima (Peru), Toronto (Canadá), Guadalajara (México) e Rio de Janeiro, nos anos de 2019, 2015, 2011 e 2007.

Já classificada aos Jogos Paralímpicos de Paris (França) de 2024, por ter conseguido sua vaga graças ao terceiro lugar obtido na Copa do Mundo, disputada em Birmingham (Inglaterra), em agosto deste ano, a seleção brasileira voltará sua atenção agora totalmente ao evento do próximo ano. Assim como no Parapan, na Paralimpíada o Brasil também é o único ganhador de todas as edições, desde Atenas (Grécia), em 2004, quando a modalidade foi inserida na grade da competição. De lá para cá o Brasil também venceu as edições de Pequim (China), Londres (Inglaterra), Rio de Janeiro e Tóquio (Japão), nos anos de 2008, 2012, 2016 e 2021, sendo quase todos os títulos contou com a participação do osoriense Ricardinho no elenco.