REGIÃO

Cidreira adere ao Programa Cidade Empreendedora

O município de Cidreira aderiu ao Programa Cidade Empreendedora, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado (Sebrae-RS).  O Programa é voltado a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. Ele tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Na noite do dia 29 de setembro, o Hotel Castelo, em Cidreira, recebeu a cerimônia que oficializou a cidade do Litoral Norte gaúcho no programa do Sebrae-RS. Na ocasião, estiveram presentes representantes do Sebrae-RS, o prefeito de Cidreira Elimar Pacheco, secretários municipais, vereadores, empresários do comércio local, pescadores e artesãos.

Cidreira é o segundo município da região a participar do Programa. O outro é Osório, que já havia aderido ao Cidade Empreendedora em agosto deste ano. A implementação do Programa gera impactos diretos na transformação local, por meio da implantação de políticas de desenvolvimento. Em Cidreira, o projeto vai desenvolver os eixos Desburocratização, Compras Governamentais, Gestão Municipal, Turismo, Educação e Valorização das Empresas.

Durante o evento, o prefeito Elimar Pacheco apresentou os projetos de obras municipais com início previsto para os próximos meses e anunciou, para novembro, a instalação de uma grande rede de lojas na cidade. “Cidreira é uma cidade em desenvolvimento e, por meio desta parceria com o Sebrae RS, vai acelerar ainda mais seu crescimento socioeconômico”, destacou.

O secretário de Indústria e Comércio de Cidreira, Altair Agatti, comentou a importância da união das pessoas em torno de projetos que estimulem a educação e o empreendedorismo, além de citar as parcerias da prefeitura com os comerciantes locais para a realização de cursos profissionalizantes. Já o diretor de Indústria e Comércio, Zeno Andrade, apresentou os projetos já em andamento pelo Executivo Municipal, como o “Adote um espaço público”, parceria entre prefeitura e os munícipes no cuidado e na preservação de locais públicos.

Fotos: PMC