Cidade do Litoral e BM realizam trabalho conjunto de monitoramento
O município de Maquiné está com sistema de videomonitoramento instalado. Ao todo, foram instaladas 35 câmeras de vigilância em diferentes pontos da cidade. Os equipamentos monitoram a movimentação de veículos com leitura das placas, emitem imagens coloridas, mesmo à noite sem qualquer luminosidade, devido a sensor infravermelho, além de gravarem os sons.
O posicionamento estratégico das câmeras foi estudado em conjunto com a Brigada Militar (BM) e as imagens são compartilhadas com a Corporação, a partir da central localizada na prefeitura. O comandante do 8º Batalhão de Policiamento Militar (BPM), o major Luiz César Lima dos Santos, elogiou o investimento feito pelo Executivo de Maquiné, que contribui para as ações de segurança. Segundo o oficial, o videomonitoramento auxiliou a BM a localizar e prender uma quadrilha de roubo de veículos no Litoral Norte, no último dia 29 de dezembro.
Na ocasião, os Policiais Militares (PMs) foram acionados para atender uma ocorrência de roubo no Balneário Ibicuí, em Terra de Areia. Conforme a Brigada, cinco homens armados invadiram uma residência, onde estavam 21 pessoas realizando uma confraternização. A quadrilha rendeu todos os participantes do evento, recolheu celulares e objetos pessoais, trancou as vítimas nos cômodos da casa e fugiu levando três veículos.
Com auxílio das câmaras de vigilância, os PMs flagraram o momento que a quadrilha passou por Maquiné e seguiu em direção a São Francisco de Paula, na Serra gaúcha. Após localizar o grupo, a BM se dirigiu até o local, onde prendeu os criminosos. Na ação, foram recuperados os três carros roubados, além de outros três automóveis, adquiridos por meio de outros assaltos. Também foram apreendidas três armas, munições e diversos objetos furtados das vítimas. Os cinco indivíduos foram presos e encaminhados ao sistema prisional, onde seguirão a disposição da Justiça.
Fotos: BM