Chuvarada causa transtornos no Litoral Norte

Praticamente todo o Rio Grande do Sul vem sofrendo com temporais nos últimos dias. As fortes chuvas têm causado enchentes, deslizamentos e diversos transtornos à população gaúcha. Até o final de quinta-feira (2), já haviam sido registradas mais de 10 mortes. Além disso, cerca de 20 pessoas ainda seguiam desaparecidas.

No Litoral Norte a situação não foi diferente, sendo diversos municípios afetados pela chuvarada. Os agentes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) tiveram bastante trabalho, principalmente, para resgatar moradores que estavam ilhados. O CBM alerta para que as pessoas não fiquem em áreas de risco. Foram registrados problemas em Caraá, Maquiné, Morrinhos do Sul, entre outras cidades.

Somente em Maquiné, mais de duas mil pessoas da localidade de Barra do Ouro ficaram no meio d’água devido ao aumento do nível no Rio Forqueta. O prefeito, João Marcos Bassani, relatou que as águas superaram a cheia de junho do ano passado, quando 80% da cidade ficou ilhada. Segundo ele, diversas pontes acabaram sendo destruídas com a enxurrada. O principal caso é o da ponte Alta do Pinheiro, que foi levada pelas águas. Além disso, há problemas na saída para Riozinho, pela ERS-239, e para São Francisco, pela ERS-484.

João Marcos afirmou que segue na busca para retirar os moradores do local. “O foco está em outras regiões do Estado. Mas precisava de alguma aeronave para retirar esse pessoal de lá”, disse o prefeito de Maquiné. Ainda conforme João Marcos, outras 350 pessoas estão desabrigadas. Elas foram encaminhadas ao Salão Paroquial, no Centro da cidade.

Cheia no Rio Forqueta deixou milhares de pessoas ilhadas em Maquiné. – FOTO: PMM

CRATERA NO ASFALTO

Na manhã de quinta, o asfalto de um trecho da Avenida Interpraias Sul, em Arroio do Sal, acabou cedendo. O fato ocorreu próximo ao limite com o município de Terra de Areia. Sem perceber o buraco, um automóvel acabou caindo dentro da cratera. O motorista precisou ser socorrido e foi levado ao Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres, com ferimentos leves. O trecho precisou ser bloqueado. Os motoristas terão que realizar um desvio pela ERS-389 (Estrada do Mar).

Veículo caiu em buraco após pista ceder entre Arroio do Sal e Terra de Areia. – FOTO: Daniel Matos

BLQUEIO NA ERS-030

Um açude na localidade de Venturosa, em Santo Antônio da Patrulha, transbordou no início da tarde de quinta-feira (2) e alagou um trecho da RS-030, bloqueando nos dois sentidos o acesso entre a cidade e o município de Glorinha. No momento do transbordamento, uma pessoa foi arrastada pela força da água, e o vice-prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Marcelo Gaúcho, jogou-se na correnteza para salvá-la. Os dois foram socorridos e estão bem. Com isso, o acesso entre Santo Antônio da Patrulha e Glorinha está sendo feito pela BR-290 (Freeway).

Trecho de acesso entre SAP e Glorinha está bloqueado após açude invadir a pista. – FOTO: DCSAP

OUTROS MUNICÍPIOS

Na cidade de Torres, em alguns pontos como a Estrada do Normélio, possui bloqueio com alagamento e abertura de cratera. Avenida Castelo Branco, o principal acesso da cidade, enfrenta grande acumulo de água, mas ainda é possível a passagem de veículos. A situação também foi registrada em outros pontos, como no Centro e no bairro Igra. As comunidades do município, como Pirataba, Areia Grande, João XXIII, também enfrentam dificuldades com enchentes e extravasamento de rios. Segundo a Defesa Civil de Torres, no momento, somente uma família precisou deixar sua residência no bairro Guarita.

FESTA CANCELADA

Por conta do decreto de calamidade pública do governo do Rio Grande do Sul, a prefeitura de Torres, no Litoral Norte, decidiu cancelar a 34ª edição do Festival Internacional de Balonismo, aberto de forma oficial na quarta-feira (1). A programação previa shows e feiras até o domingo (5). Inicialmente, a ideia da prefeitura era de manter as atividades, por conta de um possível prejuízo com equipes e artistas contratados para o Festival. No entanto, na manhã de quinta-feira, o município emitiu um comunicado de que iria seguir as normas estaduais. A prefeitura ainda não informou como será feita a devolução dos ingressos para as atrações. O Festival de Balonismo retornará em 2025, em data ainda a ser confirmada.

DESLIGAMENTO DE ENERGIA

Algumas áreas de 36 municípios atendidos pela CEEE Equatorial terão a energia desligada por tempo indeterminado. De acordo com comunicado da empresa, trata-se de uma medida de segurança e que atende a uma solicitação do Corpo de Bombeiro e da Defesa Civil do Estado e segundo a assessoria de imprensa da empresa são casos pontuais, em locais mais impactados com as chuvas.

Ao todo, mais de 50 mil clientes continuam sem luz. Destes, aproximadamente 1.105 clientes estavam desligados por segurança, devido aos alagamentos. No Litoral Norte foram afetados os seguintes municípios: Imbé, Itati, Mampituba, Maquiné, Santo Antônio da Patrulha, Terra de Areia e Três Forquilhas.

A empresa reitera para que, ao se deparar com postes caídos, fios e cabos ao solo, é fundamental manter distância do local e contatá-la, imediatamente, pelo telefone: 0800 721 2333. O mesmo número está à disposição da população para solicitar atendimento, bem como os demais canais – WhatsApp/Clara (51) 3382 5500; ou Agência Virtual, no site da Companhia: ceee.equatorialenergia.com.br.

AJUDA EM OSÓRIO

Já em Osório, os moradores da Vila Verde, no distrito de Atlântida Sul, foram os mais atingidos. A Secretaria de Assistência Social e Habitação do município estivaram no local distribuindo lonas para os moradores atingidos. Estão sendo pedidas doações de água, leite, sal, carne, pão, bolacha, fraudas, além de materiais de higiene e limpeza. Os donativos podem ser entregues no Ginásio de Atlântida Sul ou na prefeitura de Osório. Na cidade, as aulas seguem suspensas até esta sexta-feira (3).

Agentes da Secretaria de Assistência Social de Osório distribuem lonas aos moradores da Vila Verde. – FOTO: PMO