GERAL

Cartas sobre inconsistências no Imposto de Renda vão ser enviadas até o final de julho

No último dia 15 de julho, a Receita Federal deu início ao Projeto Cartas 2021. A ação tem como objetivo, o de informar aos contribuintes que, caso existam erros em suas declarações de imposto de renda, as correções devem ser feitas neste momento. Aproximadamente 550 mil cartas devem ser entregues até o final desse mês. Vale ressaltar que, em anos anteriores, o envio era realizado entre setembro e outubro. A antecipação foi realizada para que as pessoas tenham mais tempo de colocar as contas em dia.

De acordo com o economista João Esposito, “O Projeto Cartas 2021 é uma das ações institucionais realizadas pela Receita Federal, no intuito de promover a autorregularização. Por isso, é de extrema importância verificar se os valores declarados estão corretos, pois todos eles precisam ter documentação comprovando sua veracidade”, declarou o CEO da Express CTB – accountech de contabilidade.

Quando um contribuinte regulariza sua declaração antes de sua intimação por parte da Receita Federal, é possível evitar a cobrança de multas que são realizadas após a notificação, já não permitindo a revisão do documento. As declarações que apresentam pendências permanecem retidas. Para conferir a situação de sua declaração, basta consultar o extrato no serviço “Meu Imposto de Renda”, disponível no portal e-CAC (www.cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login).

Foto: Marcello Casal