GERAL

Caminho Gaúcho de Santiago assumirá caráter regional

No próximo domingo (16), o Caminho Gaúcho de Santiago, a exemplo do Caminho de Santiago de Compostela no Continente Europeu, passará a ser um produto turístico regional, com a realização da Primeira Caminhada Experimental Intermunicipal envolvendo os municípios de Santo Antônio da Patrulha, Caraá e Osório. Esse é um passo fundamental para consolidar o produto turístico do Litoral Norte gaúcho.

Criado em 2014 no município de Santo Antônio da Patrulha, por incentivo do Consul Geral da Espanha no RS, José Pablo Alzina de Aguilar, após identificar semelhanças no relevo e na paisagem com o caminho no território espanhol, principalmente nos seus últimos cem quilômetros, onde está localizada a Catedral de Santiago no território da Galícia, o Caminho já recebeu mais de 11 mil peregrinos.

Originalmente, o Caminho possui duas saídas em Santo Antônio da Patrulha: a primeira na parada 197 na RS-030, cujo percurso totaliza 12 quilômetros e pode ser percorrido em três horas; e a outra na parada 2.009 da RS-030 (junto à antiga Agasa), com 18 quilômetros de extensão e cerca de cinco horas de caminhada até o Marco Zero do Caminho na Praça Arquipélago dos Açores, junto à Igreja Matriz Santo Antônio.

Agora, com a regionalização do Caminho Gaúcho de Santiago, surgem dois novos percursos, a exemplo do que ocorre na Europa. Um deles parte do Santuário Nossa Senhora das Lágrimas, no município de Caraá, e tem a extensão total de 26 quilômetros até o Centro Histórico de Santo Antônio da Patrulha. E o outro, tem início na Igreja Santa Rita de Cássia, no morro da Borússia em Osório, com a extensão de 32 quilômetros, até o Marco Zero.

O Caminho conta com seus Guardiões integrantes da comunidade patrulhense, senhores Igor dos Santos Oliveira, Jaime Nestor Muller, Lucas Barcelos e Tilton Martins dos Santos, mentores do trajeto em solo gaúcho e que zelam pela sinalização, marcos, divulgação e infraestrutura de apoio aos peregrinos. Segundo o secretário de Cultura, Turismo e Esportes de Santo Antônio da Patrulha, uma novidade a partir de domingo será o fornecimento da Credencial do Peregrino que receberá registros em determinados pontos sinalizados ao longo dos dois percursos (1 e 2) no município de Santo Antônio da Patrulha.

Também está confirmada, segundo a diretora de Cultura e Turismo, Carmem Monteiro, a participação de um grupo de caminhantes pertencente a Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela do Estado do Rio Grande do Sul (ACASARGS), um grupo do Campus da Universidade Federal do Rio Grande no município (Campus Furg-SAP) e um grupo de bike que partirá de Osório, inaugurando o novo trecho intermunicipal.

A regionalização do Caminho integra as ações previstas no Plano Turístico Santo Antônio da Patrulha. Maiores informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes de Santo Antônio da Patrulha, por meio dos telefones: (51) 3662-8561 e (51) 3662-8559, ou na Agência de Turismo Elos Travel, no telefone: (51) 36622061.

Foto: Andréa Graiz