CIDADESOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Câmara de Vereadores recebeu Conferência Municipal de Saúde

Foi realizada na tarde da última quarta-feira (9), a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental. O evento, que contou com aproximadamente 70 pessoas, ocorreu na Câmara de Vereadores de Osório, sendo realizado pelas prefeituras de Osório e Tramandaí. A Conferência teve como Tema central: “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”.

O evento foi presidido pelos Conselhos Municipais de Saúde das duas cidades, por meio das presidentes Denize Amaral Prates (Osório) e Ana Paula Moraes da Silva Barrufi (Tramandaí), com a coordenação das responsáveis pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) – Casa Aberta I e II de Osório, Mariluci Fofonka; e CAPS – Viva a Vida de Tramandaí, Amanda Luiz Maciel.

A Conferência trouxe a fala da Psicóloga e doutora em Educação Simone Chandler Frichembruder, que contextualizou e problematizou as questões de Saúde Mental, no estado, no país e no mundo, contribuindo para reflexões pertinentes do momento atual. A farmacêutica da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Camila Sebastião Modell, mestre em Ciências da Saúde e especialista em Saúde, contribuiu trazendo dados da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) Regional: Estrutura e Desafios.

Após as falas a plenária dividiu-se em grupos para debater a respeito dos quatro eixos norteadores da Conferência, sendo apresentado Relatório Final e realizada a escolha dos Delegados para a 4ª Conferência Estadual de Saúde Mental do Rio Grande do Sul.

Estiveram presentes na Conferência o prefeito osoriense Roger Caputi, o secretário de Saúde de Osório Danjo Renê, o secretário de Saúde de Tramandaí Luciano Saltiel, (representando o prefeito de Tramandaí Luiz Carlos Gauto) e o presidente da Câmara de Vereadores Charlon Muller.

A farmacêutica da 18ª CRS Camila Modell trouxe dados sobre a RAPS.

Fotos: PMO