GERAL

Calçados Beira Rio está entre os vencedores do 50º Prêmio Exportação RS

O Conselho do Prêmio Exportação RS divulgou nesta semana as empresas que serão reconhecidas na 50ª edição da premiação. Serão 67 empresas premiadas ao todo, incluindo a Calçados Beira Rio. A empresa vai ser homenageada na categoria Avanço Global, junto com a Systemhaus Ltda. A distinção, que completa 50 anos, reconhece as empresas gaúchas que obtiveram os melhores resultados mercadológicos e desenvolveram estratégias inovadoras para expor e comercializar produtos no mercado internacional.  A cerimônia de entrega das distinções está marcada para o dia 11 de agosto, na Casa NTX, em Porto Alegre.

A companhia calçadista gaúcha, que já detém sólida presença internacional – em 95 países –, focou na expansão em 2021. Resultado? Êxito na abertura de novos mercados. A Calçados Beira Rio S.A. segue firme, forte e comprometida com o cronograma de globalização do seu portfólio, composto por oitos marcas e por isso, é reconhecida cada vez mais como referência no cenário empresarial internacional. Seja pela posição de indústria ou como lançadora mundial de tendências, entregando em todas as suas coleções um pacote perfeito de soluções comerciais que, envelopados com moda, conforto, tecnologia, design, sustentabilidade e rastreabilidade, tornam a assinatura do Made In Brazil cada vez mais valiosa e desejada mundo afora.

De suas 11 unidades produtivas – todas instaladas no estado do Rio Grande do Sul – partem rumo ao exterior produtos das marcas Beira Rio, Moleca, Vizzano, Modare Ultraoconforto, Molekinha, Molekinnho, Actvitta e BR Sport. Juntas, elas atendem aos segmentos feminino, masculino, infanto-juvenil e wellness, entregando shapes, cartelas cromáticas e texturas que dialogam com o comportamento e identidade cultural de cada país onde se faz presente.

Outros pontos fundamentais e que contribuíram para o avanço global da Calçados Beira Rio são a capacidade de antever, trabalhar e inovar em sua produção, sem deixar de abastecer, em nenhum momento, seus mais de 26 mil clientes, eliminando possíveis desabastecimentos na cadeia de fornecimento de insumos. A efetiva participação de profissionais – in loco – formados pela própria empresa, com a missão de apresentar e introduzir aos mercados externos o core business da companhia e, a retomada presencial de feiras do setor. Recentemente a empresa, durante o 1º dia do Salão Internacional do Couro e Calçado 2022 – que recebeu maciça presença de compradores do mercado externo – bateu recorde de vendas, comercializando 30% acima da última edição presencial, que ocorreu em 2019.  

No âmbito digital, a Calçados Beira Rio revela outra força motriz, concretizando canais de atendimento, como a plataforma de compra rápida, com combos dedicados para cada país. Inclusive, blogs oficiais das marcas que, em 2021, ampliaram o alcance, comunicando-se em espanhol e inglês, com conteúdos atualizados semanalmente. Criando assim, um ambiente atrativo, que reúne informação de moda, tecnologia, comportamento e lifestyle, aproximando consumidores que não têm o português como língua nativa.

E o destaque em Avanço Global no 50º Prêmio Exportação RS caminha também pelos novos mercados conquistados, em 2021, pela empresa: Haiti, Nigéria, Estônia, Gana, Nova Caledônia, Senegal, Itália e Espanha. Entre os produtos mais exportados estão o consagradíssimo scarpin – linha 1184 – da Vizzano, com mais de meio milhão de pares. Outro sucesso, as sapatilhas da Moleca calçaram aproximadamente um milhão de mulheres pelo mundo. E as construções fechadas e de salto anabela da Modare Ultraconforto, outro best-seller, atingiram 300 mil pares vendidos.

Foto: Divulgação