CIDADESAÚDESOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Caise de Osório é premiado em Congresso da Conasems

Entre os dias 16 e 19 de julho, a cidade de Goiânia (GO) recebeu a 37ª edição do Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Com o tema ‘O SUS que falta no Brasil’, o evento celebrou os 35 anos do Conasems, contando com a presença de mais de 10,8 mil congressistas. Aproximadamente 1,7 mil secretários (as) Municipais de Saúde estiveram presentes no Congresso, incluindo o secretário de Osório Danjo Renê, que foi acompanhado de servidores da Secretaria Municipal de Osório da cidade.

Dentro da programação do Congresso, na terça-feira (18), foi realizada a cerimônia de premiação da 18ª Mostra Brasil, aqui tem SUS. O evento aconteceu no Teatro Rio Vermelho, no Centro de Convenções Goiânia. Em 2023, concorreram 535 experiências de todo Brasil e foram distribuídos 73 prêmios. As avaliações foram feitas ao longo de dois dos quatro dias de atividades do Congresso.

Entre os premiados, o Centro de Atendimento Integrado à Saúde do Educando (Caise) Osório conquistou o 1º lugar na categoria Experiências Exitosas do RS. Nessa categoria, foram 271 trabalhos inscritos, sendo 36 selecionados para a etapa nacional. O trabalho premiado, intitulado ‘CAISE: Uma experiência clínico-institucional em cogestão saúde e educação’, tem autoria do coordenador do Caise Osório, Felipe Garrai, e coautoria da psicóloga Caroline Brasil.

Secretário Danjo, ao lado das enfermeiras Dai Lessa, Djully Gajko e Juliana Oliveira, comemorando a conquista.

CAISE OSÓRIO

Inaugurado em abril de 2022, na Rua Marechal Floriano, 190, no bairro Caiu do Céu,o Centro de Atendimento Integrado à Saúde do Educandotem co-gestão das Secretarias municipais de Saúde e Educação.O Centro conta com atendimento de neurologista, fonodiólogo, psicopedagogo, terapeuta ocupacional e psicólogo, tendo como público alvo os estudantes da cidade, principalmente, os alunos da Educação Especial que apresentam os seguintes diagnósticos: Transtorno de Espectro Autista (TEA), deficiência intelectual, altas habilidades de super dotação e outros transtornos de aprendizagem no desenvolvimento.

Coordenador do Caise Fernando Garrai foi autor do projeto premiado em Goiás.

Segundo o coordenador do Caise, Felipe Garrai, o serviço funciona com encaminhamento via educação. Ou seja, o Núcleo de Educação Especial identifica os alunos que precisam de atendimento e encaminha ao Caise. Desde sua inauguração, foram cerca de 5,5 mil atendimentos, com mais de 500 pacientes beneficiados. Mesmo ão podendo estar presente na premiação devido a problemas de saúde, Garrai falou sobre a conquista, onde aproveitou para agradecer à todos que “teceram” o projeto: Famílias dos educandos, equipe do Caise, Escolas, Professores e profissionais de Saúde. “Em um ano de vida o Caise foi premiado. Vida longa ao Caise e ao SUS”, desejou Felipe Garrai. Já o secretário Danjo ressaltou a importância do trabalho desenvolvido na saúde do município. “Com muita alegria estamos trazendo esse título para Osório. Aqui temos SUS, saúde de qualidade e atendimento humanizado para toda a população osoriense”, declarou.

Caise de Osório está localizado na Rua Marechal Floriano, 190, no bairro Caiu do Céu. – FOTO: PMO