Cães são abandonados amarrados em cerca e com um bilhete em Tramandaí

Funcionários do Canil de Tramandaí tiveram uma surpresa desagradável na manhã da quarta-feira (11/09).

Quatro cães adultos foram abandonados, amarrados em uma cerca próxima ao canil na Estrada do Carrachi. Ao lado de uma cadela também estavam quatro filhotes que aparentam poucos dias de vida.

No local foi encontrado um bilhete onde a pessoa que abandonou os animais citava os nomes dos cachorros e dizia “não ter condições de mantê-los”.

“As pessoas têm que entender que, mais que um simples prato de comida, os cachorros querem atenção e carinho. Quem tem um cão sabe que eles têm sentimentos e um abandono como esse é a forma mais terrível de se resolver uma situação. Víamos as expressões de susto e tristeza deles amarrados na cerca”, desabafou o Diretor de Vigilância em Saúde Victor Ilha.

Peny, Spike, Zoe e Mugsy (nomes dos cães que estavam no bilhete) e os filhotes foram levados ao Canil, onde já foram medicados e alimentados. Após exames complementares serão colocados à disposição para adoção.

Você sabia que abandono e maus tratos a animais é crime? A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais) e o Art. 164 do Código Penal, que prevêem o crime de abandono de animais para aqueles que introduzirem ou deixarem animais em propriedade alheia.

A pena prevista pelo Art. 32 da Lei de Crime Ambientais é de detenção de 3 meses a 1 ano e multa. A pena prevista pelo Art. 164 do Código Penal é de detenção, de 15 (quinze) dias a 6 (seis) meses, ou multa.