CIDADEPOLICIAL

Brigada Militar forma 436 novos soldados

Na manhã de sexta-feira (23), foi realizada a formatura de conclusão do Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM). Ao todo, 436 soldados acabaram se formando, sendo 352 homens e 84 mulheres. Do total, 396 são naturais do RS e os outros 40 são de outros estados, como: Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina, além do Distrito Federal.

As cerimônias aconteceram paralelamente nas cidades de Montenegro, Osório, Porto Alegre, Rio Pardo, Santa Maria e Santa Rosa. Em Osório, o ato, que contou com 100 soldados da Escola de Formação e Especialização de Soldados (Esfes) Osório, foi realizado no ginásio da Vila Olímpica e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, incluindo os prefeitos de Osório Roger Caputi.

“É importantíssimo ter uma escola de formação da Brigada Militar instalada em Osório. Durante o processo de formação dos soldados temos a oportunidade de acompanhar o trabalho de vocês nas ruas da nossa cidade. Quero parabenizar todos os 100 soldados pela formatura e destacar que esse momento é fruto do trabalho de todos vocês”, disse o prefeito osoriense.

Já o comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Litoral Norte (CRPO Litoral), o coronel Sérgio Gonçalves dos Santos, ressaltou a importância do papel da polícia militar no contexto da defesa social e deixou um recado aos formandos: “Aprimorem as qualidades do equilíbrio e do condicionamento técnico profissional para enfrentarem as adversidades. E exercitem constantemente a resiliência, pois elas nos mantem íntegros em cenários de muitas exigências”, declarou o coronel.

Durante a formatura, os novos soldados receberam a cobertura branca e as divisas, indicação de que os novos soldados estão prontos e capacitados para o emprego na missão de polícia ostensiva em sua plenitude. Lembrando que todos começam a atuar no Estado nos próximos dias. O número de novos soldados que vai ser destinado ao Litoral Norte não foi divulgado.

CURSO DE FORMAÇÃO

O curso que iniciou em 13 de janeiro deste ano, contou com 1.730 horas-aula, realizadas na modalidade de ensino à distância e presencial, e trabalhou disciplinas como Uso da Força e da Arma de Fogo, Direito Penal, Ética e Cidadania, Relações Humanas, Suporte Básico da Vida em Urgências e Emergências, Medidas Preliminares em Local de Crise, Mediação de Conflitos e Estágio Supervisionado, dentre outras.

Autoridades civis e militares acompanharam a formatura em Osório.

Fotos: PMO