Brigada Militar e Polícia Civil realizam ações de conscientização contra a Violência Doméstica

Durante este mês, estão sendo realizadas diversas ações do Agosto Lilás. Marco de conscientização e enfrentamento à violência contra as mulheres, a iniciativa em 2025 conta com a Campanha ‘Não deixe chegar ao fim da linha. Ligue 180’, que reforça o papel da Lei Maria da Penha como instrumento de proteção e transformação de vidas.
A campanha tem como foco informar, proteger e convocar a sociedade à responsabilidade coletiva, com especial atenção às mulheres em situação de violência. Com linguagem acessível e abordagem educativa, a mobilização busca ampliar o conhecimento sobre os direitos garantidos pela Legislação, os canais de denúncia e os serviços especializados de atendimento.
Na tarde da última quinta-feira (21), os agentes da Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar (BM), juntamente com o efetivo do policiamento ostensivo do 2º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPAT), realizaram uma blitz de conscientização em Torres. Durante a ação, foram entregues panfletos informativos aos motoristas com orientações sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar.
Em Osório, as ações foram comandas pela Polícia Civil (PC), por meio da Rede de Acolhimento à Mulher e Ofensor (Ramo). As atividades reforçam a proteção da mulher como uma responsabilidade coletiva, sendo essencial a união de esforços entre instituições e sociedade para o efetivo enfrentamento à violência doméstica e familiar.
LIGUE 180 – Canal oficial do Governo Federal para denúncias de violência contra a mulher no Brasil, ele é gratuito, sigiloso e está disponível 24 horas por dia. O serviço realiza acolhimento, orientação e encaminhamentos necessários para garantir a proteção das vítimas. Também pode ser acionado por WhatsApp, no número (61) 9610-0180.

CRÉDITO FOTO 1: BM
CRÉDITO FOTO 2: PC