ESPORTES

Brasil perde para Argentina nos pênaltis e fica com o vice-campeonato da Copa América de Futebol de Cegos

A seleção brasileira acabou ficando com o vice-campeonato da Copa América de Futebol de Cegos. Na decisão contra a dona da casa Argentina, realizada na última sexta-feira (28/10), na cidade de Córdoba, o Brasil acabou parando na trave e na forte marcação argentina, ficando no 0 a 0 no tempo normal.

Na disputa dos pênaltis, Espinillo fez 1 a 0 para Argentina, mas Cássio deixou tudo igual: 1 a 1. Na sequência, Oviedo marcou o 2º gol da dona da casa e Nonato chutou para fora: 2 a 1. Na última cobrança hermana, Nahuel Lopez perdeu, mas Jardiel acertou a trave, definindo a vitória e título da Argentina nas penalidades pelo placar de 2 a 1.

A Seleção Brasileira encerrou sua campanha na competição com quatro vitórias e dois empates, 13 gols marcados e apenas um sofrido. O goleiro Luan ganhou o prêmio de goleiro menos vazado. Vale lembrar que o Brasil disputou todas as dez finais desde 1997, quando foi realizada a primeira edição do torneio. Ganhou em 2019, 2013, 2009, 2003, 2001 e 1997. Nas quatro ocasiões em que não ficou com o ouro (2022, 2017, 2005 e 1999), foi vice.

Sem balançar as redes na competição, o osoriense Ricardinho, camisa 10 e capitão da seleção brasileira perdeu a chance de conquistar o seu quarto título da Copa América. Após a final ele se pronunciou pelas redes sociais: “Parabenizo a equipe adversária pela conquista e a todos os meus companheiros do Brasil que se entregaram ao máximo representando nosso país em mais esta grande final. Por fim agradeço a todos vocês que nos apoiaram em toda competição, especialmente a Deus que me proporcionou participar de mais este grande momento do Futebol de Cegos mundial”, escreveu.

Na disputa pelo bronze, a Colômbia derrotou o Chile por 2 a 0. Jhon Gonzalez e Juan Quintero fizeram os gols da partida. Como a Copa América cedia vaga no Parapan do Chile aos quatro primeiros colocados, e os chilenos já estão automaticamente classificados por serem o país-sede, o Peru, quinto na classificação geral, herdou a vaga e jogará o torneio no ano que vem.

Lembrando que Argentina, Colômbia e Chile ficaram com as vagas do mundial de Birmingham, na Inglaterra, em 2023. O Brasil já havia conquistado pelo título do Grand Prix, no México, em setembro. A Copa América ainda premiou individualmente o Artilheiro, que foram Jhon Gonzalez, da Colômbia, e Brayan Bartolo, do Peru, com cinco gols cada – o peruano levou também o troféu de Melhor Jogador da competição.