Boca do Balão 6508

RECICLAGEM no Brasil está cada vez mais estando inserido no dia a dia a dia das pessoas. Com a crise criada pelos governadores e prefeitos adeptos do “fecha tudo” muitos buscaram sobreviver com a venda de material reciclável catado nas ruas e lixeiras das cidades. O Brasil tem a lei da “Logística Reversa” que vem sendo implementada por muitas empresas. A sucata de alumínio é a que mais se destaca na reciclagem tendo o país atingido a marca de 98,7% de retorno desta para reaproveitamento. De um total de 33,4 bilhões de latas de alumínio comercializadas no mercado interno, 33 bilhões foram recicladas. O expressivo resultado teve crescimento de 1,4 ponto percentual em relação ao patamar de 2020, confirmando o Brasil entre os países campeões mundiais na coleta e reciclagem desse tipo de embalagem. Além disso, o índice supera os 95% estabelecidos no Termo de Compromisso de Latas firmado pela indústria junto ao Ministério do Meio Ambiente, em 2020. Por isso é importante colaborar com a coleta seletiva de lixo existente na cidade.

SENADOR Lasier Martins (Podemos – RS) está empenhado em ativar o Senado Federal a assumir suas responsabilidades constitucionais no que tange ao funcionamento do STF e das ações de seus ministros. Lasier tem sido um forte articulador par que o Senado coloque o STF e seus ministros dentro da ordem constitucional. As extrapolações de poderes e de ações feitas pelos ministros Alexandre de Moraes e Barroso e o ministro Edson Fachin. Há processo de pedido de impeachment destes que estão engavetados no Senado e o presidente da casa Rodrigo Pacheco não coloca em apreciação pelo plenário. O grupo de senadores que buscam ativar o Senado estão entre os que não tem ou não “devem” à Justiça que serve de coação para que tais pedidos não avancem na casa.

PORTO marítimo de Arroio do Sal está acelerando tratativas para obter as liberações para início das obras. Há licenças de vários tipos que precisam ser obtidas sob documento e análises por órgãos ambientais. O projeto do Porto não se restringe a somente a construção da área portuária, mas sim está previsto a construção de uma ferrovia com extensão de mil km cruzando os estados do RS, SC, PR e finalizando no Mato Grosso do Sul. O terminal portuário será um grande terminal de cabotagem e também de embarcação de containers o que evitará as perdas de grãos em quase 100% no transporte do que ocorre sobre rodas, além de custo menor. O projeto é ambicioso e estima-se que em 2026 boa parte do modal já esteja pronto para funcionamento.