Biblioteca Fernandes Bastos celebra aniversário de 79 anos

Largo dos Estudantes recebeu Saraucoteando com Ilana Lehn, Gabriel Fernandes e Marisabel Lehn.

OSÓRIO – Teve início na segunda-feira (4), as comemorações dos 79 anos de fundação da Biblioteca Pública Municipal Fernandes Bastos. As atividades serão realizadas pela equipe da Biblioteca, com auxílio das Secretarias de Educação e Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude.

Na noite de segunda, o Largos dos Estudantes Sônia Chemale, recebeu o Saraucoteando realizado pelos escritores Gabriel Fernandes, Ilana e Marisabel Lehn, com participação musical de Os Danadões. Na parte literária, os convidados leram textos de diferentes autores incluindo Clarice Lispector, Fernando Pessoa, Mário Quintana e Vinicius de Moraes, além de textos de suas autorias. Já na parte musical, os músicos Robson Almeida e Marcelo Astiazara trouxeram canções como Auto-Retrato, Cara Perfeito, Chá de Cogumelo, The Sounds of Silence (É por você que Canto). E ao som de ‘Palpite’ e ‘Sujeito de Sorte’, a primeira noite de comemoração dos 79 anos do aniversário da Biblioteca Fernandes Bastos se encerrou.

Músicos Marcelo Astiazara e Robson Almeida animaram o público com diversas canções.

79 ANOS DA BIBLIOTECA MUNICIPAL

Criada por meio do Decreto Municipal no 035 de 15 de março de 1943, a Biblioteca Municipal Fernandes Bastos foi registrada no dia 05/07 do mesmo ano. Localizada a 30 anos no mesmo endereço, na Rua Marechal Floriano Peixoto, no Centro da cidade, a Biblioteca Municipal conta atualmente com 22 mil registros, possuindo sete mil usuários cadastrados.

Na noite de terça-feira (5), data de fundação da Biblioteca Fernandes Bastos, o palco do Largo dos Estudantes recebeu a apresentação da Banda Municipal, que animou o público trazendo diversas músicas ao público presente incluindo o clássico New York, New York (Theme From) de Frank Sinatra, Stayin’ Alive do filme Os Embalos de Sábado a Noite. Após a apresentação foi cantado parabéns e cortado o bolo.

Banda Municipal animou o público presente com diversas canções.

O secretário de Educação Dilson Maciel, presente na cerimônia, fez questão de ressaltar o clima aconchegante que se encontra ao entrar na Biblioteca. Ele lembrou das mudanças que foram realizadas no local e citou as dificuldades que a equipe da Fernandes Bastos tem passado para manter em ordem a Biblioteca. Segundo Dilson, a prefeitura já investiu R$ 11 mil em compras de livros, adquirindo aproximadamente 300 exemplares para a Biblioteca e objetivo adquirir ainda mais livros. Para 2023, ano em que a Biblioteca completará 80 anos, a expectativa é que seja realizada uma reforma no prédio e, futuramente, o tombamento do local. Já o prefeito Roger Caputi ressaltou a importância da Biblioteca Municipal para toda a região, além da valorização dos escritores osorienses e da história da cidade.

Secretário Dilson, prefeito Roger e diretora
da Biblioteca Municipal Adriana Costa.

OUTROS EVENTOS

Na tarde de quarta (6), a Biblioteca Municipal recebeu alunos das escolas da cidade para a Contação de Histórias com as professoras Angelita de Almeida e Marina Gomes. As duas realizaram a adaptação do livro ‘A cor de Coraline’. Na noite de quinta-feira (7), a Biblioteca recebeu o Sarau Pluralidades, com a participação de Giselle Frufrek, Henrique Leal, Onze e convidados

A programação segue nesta sexta (8), com apresentação da peça ‘Em caso de Quarenta Dique 4’, do Grupo Teatral de Oficinas do município. As apresentações ocorrem às 9h e 30min e às 14h 30min, de maneira gratuita e aberta ao público. O encerramento está marcado para às 19h, com outra apresentação teatral, desta vez do Grupo Primeiro Ato, intitulada ‘O Menino do Pastoreio’.

Fotos: Divulgação