Bento Gonçalves recebe Congresso da ADI Multimídia

Entre os dias 17 e 18 de outubro, a cidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, foi palco do 27º Congresso dos Grupos Regionais de Comunicação do Estado (ADI Multimídia). O tema deste ano foi: Resultado e sustentabilidade em todas as plataformas. O evento foi realizado no Dall’onder Grande Hotel e reuniu representantes de mais de 20 veículos de todo o RS, incluindo o Jornal Momento de Osório.
Na noite de sexta-feira (17), os congressistas foram recepcionados na Vinícola Aurora, onde participaram de um coquetel com direito a degustação de frios e vinhos. Já na manhã de sábado (18) houve a abertura oficial do evento, com o pronunciamento da presidente da ADI Multimídia, Patrícia Cerutti. A diretora do Jornal O Auto Uruguai (Frederico Westphalen) voltaria a ocupar o espaço de fala para apresentar um balanço do que ela pode acompanhar durante o ‘Summit – O futuro da Monetização é hoje’, evento ocorrido no dia 1º deste mês, na cidade de São Paulo (SP).
Apoiadores do Congresso, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), assim como a Federação das Indústrias do RS (Fiergs) e a Corsan/Aegea tiveram espaço de fala, onde puderam apresentar as suas respectivas instituições, além de trazer as ações realizadas junto aos veículos de comunicação.

OUTRAS ATIVIDADES
Ao longo do dia, os participantes participaram de três painéis. O primeiro, intitulado Inteligência Artificial (IA), o impacto desta tecnologia na redução de custos, geração de renda e outras soluções para os veículos de comunicação contou com a presença dos jornalistas Filipe Faleiro, Igor Muller e Márcia Sarmento.



O painel com Ewandro Schenkel (diretor de Redação da Gazeta do Povo – PR) falou sobre integração, redação e marketing, apresentando novos processos de gestão para sustentabilidade dos jornais. Já o Painel Negócios 360 – Novas oportunidades na criação de produtos para os veículos de comunicação foi ministrado pela diretora Administrativa do Grupo Diário de Santa Maria, Vanessa Rizzi, juntamente com o gerente Comercial do veículo, Pablo Ernesto Oliveira. Além disso, a programação também contou com a palestra do jornalista Elias Lifante, que teve como tema: Gestão comercial & criatividade focada em resultados.

PREMIAÇÕES
Já para o final da tarde de sábado, foram apresentados os cases vencedores do Prêmio ADI-RS/Corsan de Excelência e de Gestão, os quais seriam premiados a noite, durante a realização de um jantar de encerramento do Congresso. O grande vencedor deste ano foi o Jornal Ibiá (Montenegro), com o case ‘No Digital, a Caminho da Sustentabilidade’. O Grupo A Hora do Sul (Pelotas) ficou com a segunda colocação pelo case ‘Inauguração da Rádio Pelotense 99.5 FM’. Já o Jornal do Povo (Cachoeira do Sul) obteve a terceira colocação com o case ‘Estratégias para o Incremento de Circulação Impressa e Conquista de Novos Leitores’.
Prêmio ADI-RS/Corsan de Excelência e de Gestão



Em sua 13ª edição, o Prêmio ADI de Excelência Editorial recebeu dezenas de inscrições. As reportagens inscritas foram avaliadas quanto aos critérios de qualidade do texto (língua portuguesa), conteúdo (informações e técnicas de redação) e interesse comunitário, sendo os trabalhos julgados por José Nunes, presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI); Antônio Goulart, diretor do Departamento Cultural da ARI; e Gabriela Alcântara Braz, gerente de Comunicação Corporativa da agência Critério. A seguir veja a lista dos vencedores:
EDITORIAL



CRÉDITOS: Ascom ADI Multimídia
