Inovação, transformação digital e modernização foram palavras que marcaram a cerimônia de apresentação da nova diretoria e das diretrizes de gestão do Banrisul. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre da instituição, em Porto Alegre, na manhã de segunda-feira (20).
A programação envolveu um café da manhã para a imprensa e ainda contou com a presença do governador Eduardo Leite e do vice-governador Gabriel Souza. Ao se pronunciar, o presidente do Banrisul, Fernando Lemos, ressaltou que o banco é uma grande marca e um dos objetivos de promover investimentos em inovação é melhorar as experiências dos clientes e tornar a instituição mais atrativa no mercado. “Podem esperar de nós um banco com produtos mais claros, com apetite comercial, maior velocidade em resposta moderna e tecnológica, onde a experiência do cliente será a mesma para a agência e para o aplicativo”, salientou Lemos. Ele ainda ressaltou que a inovação só faz sentido se gerar benefícios para o cliente e resultado para a empresa. “Ser uma companhia inteligente é usar a inteligência artificial, os dados e a automação para ser mais eficiente e oferecer um produto e serviços melhores para os clientes. Essa gestão, portanto, estará atenta às transformações do mundo e do comportamento do consumidor. É uma diretriz nossa ser cada vez mais flexíveis e adaptáveis”, complementou o presidente do Banrisul.
Lemos retorna à presidência do Banrisul após 13 anos do encerramento da primeira gestão em que esteve à frente da instituição. A primeira passagem do advogado pelo cargo foi entre 2003 e 2010. “O cenário que eu vivi na minha primeira gestão como presidente é muito diferente do atual. O setor financeiro mudou, as tecnologias mudaram. E, mais do que tudo, o comportamento, as necessidades e as expectativas das pessoas foram transformadas. O mundo mudou. Só que, por outro lado, nem tudo mudou. A importância do olho no olho, do conhecimento de cada cliente, das necessidades, da conexão com a comunidade. Nada disso foi deixado de lado”, destacou Lemos.
BANRISUL
Conforme Lemos, 83,2% das operações do Banrisul aconteceram em canais digitais no primeiro semestre deste ano. A média é de 1,6 milhão de acessos por dia, em um universo de quatro milhões de clientes. O plano de modernização do Banrisul inclui também as agências do interior do estado. Segundo o presidente Fernando Lemos, dos 12 mil computadores já comprados e que devem ser entregues até o fim deste mês, boa parte será usada na renovação do parque de máquinas nas unidades desses municípios para garantir mais agilidade no atendimento dos clientes. ““O que estamos apresentando para vocês é o posicionamento de mercado de um banco que é único, que entende as pessoas daqui e que tem a capacidade de oferecer respostas com velocidade, qualidade e tecnologia”, ressaltou o presidente do Banrisul.
PROXIMIDADE E CAPACIDADE DE SE REIVENTAR
Valorizar o passado, mas concentrar a energia no futuro. O governador Eduardo Leite enfatizou a capacidade do Banrisul, ao longo dos 95 anos de história, de se aproximar das comunidades e se reinventar sempre que necessário para apoiar o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. “O banco se colocou ao lado de sonhos de tantos gaúchos, tanto na vida pessoal quanto na profissional, incluindo o empreendedorismo, ao mesmo tempo em que foi importante para oferecer apoio, conforto e alento em momentos de dificuldades”, mencionou, o governador.
Como exemplos recentes dessas situações, o chefe do Executivo gaúcho citou o Plano Safra. Segundo ele, o Banrisul ampliou fortemente o valor disponibilizado nos últimos anos para essa finalidade. Somente nesta safra, foram R$ 11 bilhões para fomentar o agronegócio e a agricultura familiar – o maior Plano Safra da história. Além disso, a instituição garantiu diversas linhas de financiamentos para auxiliar na reestruturação da vida e dos negócios de pessoas atingidas pela enchente registrada no início de setembro no estado. Conforme divulgado pelo banco, foi R$ 1 bilhão em linhas de crédito para diversos segmentos. “Como controladores temos absoluta confiança nessa diretoria. O Banrisul é um banco que nessa década vai completar um século, mas ele não pode estar preocupado com o século que viveu, e sim com o que se apresenta e com aquilo que vai viver”, complementou Eduardo Leite.
PILARES DE UMA NOVA GESTÃO
Uma empresa aberta – O Banrisul é uma empresa de capital aberto com o controle do Estado. Mas ser abertonão significa só ter ações na bolsa. O banco é aberto ao mundo e às novas tendências. Éaberto para aprender, melhorar, evoluir. É aberto para criar novas soluções. Parasurpreender. E por ser um banco aberto, é reconhecido no mercado nacional como umainstituição sólida e rentável, cada vez mais competitiva e conectada às comunidades ondeatua.
Uma companhia inteligente – O Banrisul é uma companhia inteligente. Isso significa utilizar dados, análises, automaçãoe tecnologias emergentes para aprimorar a eficiência, inovação e a tomada de decisõesna organização. Na prática, é fazer com que as novas possibilidades da transformaçãodigital resultem em uma melhor experiência para o cliente.
Um Banrisul rumo aos +100 – São raras as instituições que chegam aos 100 anos com a relevância e o tamanho doBanrisul. O passado dá orgulho, mas o que fará a instituição chegar a mais 100 anos seráa visão estratégica de futuro. E isso está sendo construído sobre cinco pilares:Sustentabilidade, melhoria da experiência do cliente, promoção da transformação digital eda cultura de inovação, melhoria da eficiência operacional e mudança de mindset paracriar uma atitude digital e de aprendizado.
NOVA DIRETORIA
Presidente – Fernando Lemos
Diretora de Atendimento e Operações de Canais – Adriana Celestino
Diretor de Tecnologia, Inovação e Transformação Digital – Carlos Malafaia
Diretora Administrativa – Elizabete Tavares
Diretor de Desenvolvimento– Fernando Postal
Diretor Comercial e de Distribuição de Produtos e Serviços – Gaspar Saikoski
Diretor de Risco – Irany Sant’Anna Júnior
Diretor de Crédito – Ivanor Duranti
Diretor de Finanças e Relações com Investidores – Luiz Gonzaga Vera Mota