Balada Segura completa 12 anos com ação no Litoral Norte
Entre a noite de sexta-feira (3) e a madrugada de sábado (4), os agentes do Departamento de Trânsito do RS (Detran-RS) realizaram em Capão da Canoa mais uma ação da Balada Segura. A blitz marcou a celebração dos 12 anos do principal programa estadual contra a alcoolemia ao volante. Com abordagem cidadã, os agentes buscaram, por meio do diálogo, apresentar a motoristas e demais cidadãos o risco da combinação entre álcool e direção e outros comportamentos perigosos. Durante a ação, os condutores que zeraram o etilômetro receberam bolinhos comemorativos pelos 12 anos da Balada.
“A Balada tem como principal objetivo proteger a vida, incentivando o engajamento da sociedade a uma convivência harmoniosa no espaço público, seja qual for a forma de deslocamento”, explicou a diretora Institucional do Detran-RS, Diza Gonzaga. “Não temos o objetivo de punir, mas de educar. Beber e dirigir não é uma conduta socialmente aceitável, pelos riscos à segurança de quem compartilha o espaço público. Queremos construir uma cultura de respeito para que todos possam voltar para casa. É por esse motivo que lançamos o Movimento Empatia no Trânsito – Você no Lugar do Outro, há quatro anos, e o mantemos como o foco de nossas ações”, complementou a diretora do Detran.
AÇÃO NO PLANETA
Durante os dois dias de Planeta Atlântida, ocorrido em Xangri-lá nos dias 03 e 04/02, o Detran-RS esteve presente com ação educativa, em frente à entrada do evento. Jovens e adultos que passaram pelo local no período da tarde aproveitaram a oportunidade de conversar com o pessoal da Balada Segura e da Escola Pública de Trânsito, conhecer e experimentar o etilômetro, além de saber um pouco mais sobre atitudes positivas e responsáveis em relação ao trânsito e a importância da empatia por um espaço público mais harmonioso e seguro.
Independente de zerar ou não o bafômetro, os participantes puderam tirar fotos com as plaquinhas da ação, com temas que provocavam à reflexão, como uso do cinto de segurança, carona segura, utilização da faixa pelos pedestres, motorista da rodada e outras, compartilhando boas atitudes e espalhando a empatia no trânsito em suas redes sociais.

NÚMEROS
Desde a primeira edição, ocorrida em 04/02 de 2011, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, até o início de fevereiro deste ano, os agentes do Detran-RS que atuam na Balada Segura já realizaram mais de 15 mil blitze, com 932.375 condutores abordados, 880.048 testes de etilômetro realizados e 19.743 autuações por alcoolemia (teste positivo), além de 52.327 por recusa à realização do bafômetro. O total de infrações dos artigos 165 (dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência) e 165-A (recusar-se a ser submetido a teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que permita certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa) do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) representam apenas 7,7% do total de abordados, o que demostra a efetividade do programa.
Atualmente a Balada alcança 38 municípios conveniados, além dos compreendidos no Litoral durante a temporada de verão. A ação é coordenada pelo Detran-RS, em parceria com a Polícia Civil (PC), Brigada Militar (BM) e prefeituras. Desde o início da Operação RS Verão Total, no último dia 16 de dezembro, até 02/02, foram realizadas 37 blitze, 4.525 abordagens e 547 autuações por alcoolemia ou por recusa.