Aulas presenciais devem voltar em março

Secretário de Saúde Dilson Maciel apresentou aos diretores das escolas as medidas para retorno das aulas presenciais.

A medida que mais pessoas vão recebendo a vacina contra a Covid-19, o dia-a-dia da população, aos poucos vai voltando ao normal. Uma questão tão debatida é a volta das aulas presenciais, suspensas desde março de 2020. Quase um ano depois parece que finalmente teremos uma solução para esse problema.

Na última quinta-feira (4), o secretário municipal de Educação, Dilson Maciel da Silva, esteve reunido com diretores e supervisores das 26 escolas do município e das quatro conveniadas. O encontro foi realizado no auditório Romildo Bonzan, no Centro Universitário Cenecista (Unicnec).

Na pauta da reunião foram discutidas as possibilidades de retorno das atividades presenciais nas escolas da rede. A proposta da secretaria de Educação é o retorno gradual, alternando grupos de alunos na modalidade híbrida a partir do dia oito de março. O secretário discorreu sobre as providências necessárias para o retorno como os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), os recursos humanos, o plano de retorno e o planejamento do transporte.

Presente na reunião, o prefeito Roger Caputi ressaltou que o município está se preparando e planejando o retorno das aulas, sempre pensando na segurança dos professores, funcionários, alunos e pais. “Reforçamos com os diretores e supervisores a importância do retorno das aulas e a forma como iniciará o ano letivo, a preparação, a questão dos equipamentos e a preparação das escolas. Estamos trabalhando para ter um retorno seguro as salas de aulas e retomar o ritmo de estudo dentro de uma nova normalidade que a gente está deslumbrando”, declarou o prefeito Caputi.

Vale ressaltar que nessa semana vai ser realizada uma reunião entre a equipe da secretaria de Educação e o Centro de Operações de Emergências da (COE) Municipal para tratar dos planos de contingência das escolas.

RETORNO DAS AULAS

Enquanto isso, já tem cidade na região com prazo definido para retorno das aulas presenciais. É o caso de Imbé: o primeiro e único município da região a confirmar o retorno das aulas presenciais até o momento. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) de Imbé informou que o retorno das atividades escolares no Ensino Fundamental e Educação Infantil, ocorre no dia 22 desse mês.

A volta as aulas vai ser realizado em sistema híbrido (escalonado), ou seja, com 50% da capacidade de cada turma, sendo divididas em dois grupos. A cada semana um grupo terá aula presencial. Na Educação Infantil, nas turmas de zero a três anos de idade, as atividades serão somente em meio turno. Caso alguma família não queira que seu filho retorne em sistema escalonado poderá optar por atividades remotas. Vale destacar que todos os protocolos sanitários devem ser cumpridos.

Foto: PMO