Atletas do Litoral são destaques no Challenger Cup de Beach Tennis
Entre os dias 14 e 16 de janeiro, a praia de Atlântida, em Xangri-lá recebeu o Challenger Cup de Beach Tennis. A competição contou com mais de 350 atletas dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Foram disputadas 23 categorias nos naipes Masculino (simples e duplas), Feminino (simples e duplas) e Misto. No total, 20 quadras foram montadas para receberem os jogos.
Osório, como já é de costume, teve atletas representando a cidade. Dessa vez, os atletas osorienses não conseguiram boas atuações e o melhor resultado obtido foi de Maurrem Braun. Jogando ao lado da portoalegrense Raphaela Dutra, ela conseguiu o 2º lugar na Feminina B. Além de Osório, outras cidades do Litoral Norte tiveram representantes como foi o caso de Capão da Canoa, Imbé, Santo Antônio da Patrulha, Torres, Tramandaí e Xangri-lá.
Ao todo, os atletas da região conquistaram dois títulos, três vice-campeonatos (incluindo o da osoriense Maurrem) e dois terceiros lugares, sendo premiados em sete das 23 categorias. Vale ressaltar que não houve disputa do 3º lugar, sendo dado troféus para os atletas perdedores nas semifinais. A seguir veja como foi a participação dos atletas osorienses no Challenger Cup de Beach Tennis:
SIMPLES – MASCULINA D
Oito atletas disputaram a categoria. Sem fase de grupos, os atletas já começaram a disputa nas quartas de final. O osoriense Jonatan Terra acabou perdendo na estreia. Ele foi derrotado por dois sets a zero (parciais de 4×2 e 4×3) para Rovian Dal Soto de Novo Hamburgo. O campeão da categoria foi Marcelo Fernandes (Porto Alegre) que venceu o conterrâneo Fabricio Momo pelo placar de 2 a 0 (4×2 e 4×0).
DUPLAS – MASCULINA A
Catorze duplas iniciaram a competição. Os osorienses Willian Girardi e Jonatas Rodrigues acabaram caindo no grupo 3, ao lado de outras três duplas. Na estreia, derrota para Ângelo e Marcelo (POA) por 7 a 5. No segundo jogo, Willian e Jonatas conseguiram se recuperar e venceram Diogo e George (São Leopoldo) por 6×3. Na partida decisiva valendo a classificação, os atletas de Osório acabaram tomando 6 a 1 de Thiago e Marcelo Hallwass (Porto Alegre).
Com duas derrotas e uma vitória, Willian e Jonatas terminaram em terceiro lugar na chave e não conseguiram avançar para o mata-mata. Na final, o torrense Arthur Fonseca se sagrou campeão. Jogando ao lado do portoalegrense Felipe Loch, eles derrotaram Rafael de Deus (Campo Bom) e Guilherme Schuch (POA) pelo placar de dois sets a zero (4×2 e 4×0).
MASCULINA B – Vinte e três duplas entraram na disputa em busca do título da categoria, sendo duas de Osório. No grupo 1, Bruno Andrade e Jonatas Colombo acabaram sendo eliminados na 1ª fase após serem derrotados nas duas partidas que disputaram: 6 (5) x 6(7) para Marcelo/Fabio (POA) e 3×6 para Eduardo Aragones e Tarcísio Cardona (Porto Alegre).
Na chave 6, Guilherme Annes e Maurício Bublitz conseguiram avançar, em uma chave que tinha quatro duplas. Os osorienses estrearam vencendo Maurício Viegas e Alecsandro (POA) no tie break por 8×6. Na sequência, mais uma vitória: 6×2 Augusto (Campo Bom) e Bruno (Novo Hamburgo). No duelo pela liderança, a dupla de Osório acabou sendo derrotada por Marcelo e Rafael (Porto Alegre) pelo placar de 6 a 2, e acabaram avançando em segundo no grupo.
Nas oitavas de final, Guilherme e Maurício enfrentaram João Laidens e Henrique Melo, de Santo Antônio da Patrulha. No primeiro set, os osorienses levaram a melhor e venceram por 4 a 3. Já no segundo set, a dupla de Santo Antônio fez 4 a 0, levando a partida para o tie break. Em um confronto equilibrado, João e Henrique conseguiram abrir no final e vencer o set por 10 a 7, fechando o jogo em 2×1.
Porém, João e Henrique acabaram caindo na semifinal, perdendo por dois a zero para Eduardo e Tarcísio, a dupla que seria campeã do Masculino B. Os atletas, que foram algozes das duplas do Litoral, derrotaram Benoni e Pedro, em final entre duplas da capital, pelo placar de dois sets a um, com parciais de 3×4, 4×2 e 10×5 no tie break.
MASCULINA D – Quinze duas entraram na disputa pelo título da categoria. Os osorienses Bruno Dias e Jonatan Colombo ficaram no grupo 5, ao lado de outras duas duplas. Os atletas de Osório estrearam vencendo Pedro e Marcelo, de Porto Alegre, pelo placar de 6 a 4. Na partida seguinte, derrota de Bruno e Jonatas para Rodrigo Ramos e Gustavo Hennemann, de Novo Hamburgo. No outro duelo da chave, Pedro e Marcelo venceram Rodrigo e Gustavo por 6 a 2.
Com as três duplas empatadas com uma vitória e uma derrota, os classificados foram definidos nos critérios de desempate e com isso, Bruno e Jonatan acabaram ficando em terceiro lugar e sendo desclassificados ainda na primeira fase da competição. Na final da categoria, Rodrigo e Gustavo enfrentaram Vinícius (Torres) e Ramão (Tramandaí), com vitória da dupla do Litoral Norte gaúcho pelo placar de dois sets a um, com parciais de 4×3, 3×4 e 10×2 no tie break.
FEMININA B – Oito duplas disputaram o título da categoria. No grupo 1, Karine Cirtoli e Lisa Bublitz acabaram sendo desclassificadas após conseguirem uma vitória e duas derrotas. Karine e Lisa venceram o jogo de estreia contra Cristiane e Kellen (POA) pelo placar de 6 a 3. Na sequência, elas foram derrotadas por Daniela e Manuela (Porto Alegre) por 6×2. Precisando vencerem para se classificar, as osorienses acabaram perdendo para Fernanda e Natalia (POA) por 6×4, dando adeus a competição.
Na chave 2, a osoriense Maurrem, junto com a parceira Raphaela (Porto Alegre), terminou na liderança, após vencer as três partidas disputadas: 6×3 em Michele (POA) e Eduarda (Novo Hamburgo); 6×0 em Simone (POA) e Paula (Imbé); e 6×3 em Scheron e Eniz (Osório). Por falar na outra dupla osoriense, Scheron e Eniz acabaram terminando na lanterna no grupo, perdendo os três jogos que disputaram. Além da derrota para Maurren e Raphaela, as duas também perderam para Simone e Paula (6×2) e Michele e Eduarda (7×5).
Nas semifinais, Maurrem e Raphaela avançaram ao vencerem Daniela e Manuela por dois sets a zero, com direito a um duplo 4×2. A única osoriense que conseguiu chegar a uma final do Challenger Cup de Beach Tennis, em Xangri-lá, Maurrem e a parceira Raphaela acabaram sendo derrotadas na grande decisão, por 2 a 0 (4×2 e 4×1) para Fernanda e Natália, de Porto Alegre.
FINAL – Disputada em dois sets de quatro e com um tie break até 10 (ou dois pontos de diferença) se necessário, a decisão começou bastante equilibrada. No primeiro game, as portoalegrenses confirmaram o serviço no ace de Natalia. A resposta vem rápido. O empate de Maurrem e Raphaela saiu na devolução do saque para fora de Natalia: 1×1.
No terceiro game teve a primeira quebra. Maurrem virou o jogo para 2 a 1 com um belo smash na diagonal. Porém, a dupla da capital devolveu a quebra no game seguinte. Após boa troca de bolas, Fernanda definiu o ponto com um smash: 2×2.
Com Maurrem errando muito, Fernanda e Natalia aproveitaram para passarem a frente. A definição do quinto game saiu na devolução para fora da osoriense. Mesmo com Maurrem sacando, a dupla de Porto Alegre abriu 15×40 no sexto game. E no primeiro match point fechou o set em 4×2. O ponto decisivo saiu no smash de Natalia.
SEGUNDO SET – Precisando da vitória no set para levarem o jogo para o tie break, Maurrem e Raphaela começaram quebrando o serviço no 1º game. A definição do ponto saiu no smash de Maurrem que Fernanda acabou não conseguindo defender: 1×0. Porém, logo no game seguinte, a dupla tomou a quebra. Maurrem mandou um smash na rede, deixando o set empatado em 1 a 1.
A partir daí Fernanda e Natalia tomaram conta do jogo e asseguraram a vitória. Com o saque de Natalia entrando, Fernanda fechou o terceiro game com uma bola na diagonal: 2×1. Mesmo com Maurrem no saque, as portoalegrenses chegaram a fazer 0x40. Maurrem e Raphaela chegaram a descontar para 30×40, mas uma bola curta na diagonal para fora da osoriense definiu o game, deixando a dupla da capital a um ponto do título.
Com Fernanda no saque, o quinto game estava em 30×40, com chance de Raphaela e Maurrem fecharem a parcial e voltarem para a partida. Mas após boa troca de bolas, Natalia acertou um belo smash, deixando tudo igual: 40 a 40. No ponto decisivo, mais um belo rali e no final, a dupla de Porto Alegre não desperdiçou o match point, fechando o set com um smash curto de Fernanda. Com isso, Natalia e Fernanda fecharam o set em 4×1 e o jogo em dois sets a zero, confirmando o título da categoria Feminina B do Challenger Cup de Beach Tennis.
FEMININA C – Vinte e seis duplas iniciaram a disputa da categoria. Na chave 7, as osorienses Fernanda Bavaresco e Sabrina acabaram sendo eliminadas na 1ª fase da competição. Após vencerem Patrícia/Amanda (Santa Cruz do Sul) por Wo x 0, a dupla de Osório perdeu os outros dois jogos: 6×4 contra Bianca e Michele (POA) e 6×2 contra Cassandra e Priscila (Porto Alegre), terminando em 3º lugar no grupo, onde avançavam só as duas primeiras duplas.
A final do Feminino C foi disputada entre Vanessa e Tati (Porto Alegre) e Carolina e Márcia (Novo Hamburgo), com vitória da dupla da capital pelo placar de dois sets a zero, com parciais de 4×1 e 4×3.
MISTA B – Oito duplas disputaram o título da categoria, sendo duas de Osório. Na chave 2, Bruno e Scheron acabaram perdendo as três partidas e foram eliminados na primeira fase da competição. Os osorienses foram derrotados por Carlos/Rafaela (6×2) de Porto Alegre, Guilherme Dutra (Canoas) e Eduarda Faresin (Novo Hamburgo) por 7×5 e por Leonardo e Manuela (POA), pelo placar de 6×2.
No grupo 1, Maurício e Lisa Bublitz também acabaram sendo eliminados na 1ª fase. A dupla de Osório venceu as duas primeiras partidas: 6×2 em Rafael e Daniela (Porto Alegre) e 7×5 em Eduardo e Fernanda (POA). Só dependendo de si para se classificar, Maurício e Lisa acabaram sendo derrotados por 6 a 4 pela dupla de Imbé, formada por Mateus e Paula. Com Maurício/Lisa, Eduardo/Fernanda e Mateus/Paula empatados com duas vitórias e uma derrota, a decisão dos classificados foi para os critérios de desempate e a dupla de Osório levou a pior, ficando fora das semifinais.
Na decisão da categoria, Leonardo Kaczynski e Manuela Carpes derrotaram Guilherme Dutra e Eduarda Faresin pelo placar de dois sets a zero, com parciais de 4×1 e 4×0.
ATLETAS DO LITORAL NORTE
Outras duas duplas da região conquistaram o vice-campeonato. Na Masculina C, José Lourenço Baptista (Capão da Canoa) e Thiago Becker (Xangri-lá) acabaram sendo derrotados na final para a dupla de Porto Alegre, formada por Eduardo Bavaresco e Marcelo Carvalho, pelo placar de dois sets a zero (4×0 e 4×2). Já na Mista D, os torrenses Vinicius Rocha e Giovanna perderam por dois sets a zero para Vladimir Diniz (São Paulo) e Mariju Maciel (Porto Alegre), com direito a um duplo 4×3.
Fotos: Divulgação