Atleta do Litoral irá realizar intercâmbio nos Estados Unidos
O governador Ranolfo Vieira Júnior lançou na tarde de segunda-feira (27), no Palácio Piratini, o programa Sports Diplomacy – Esporte para a Mudança Social, em parceria com o consulado dos Estados Unidos (EUA) em Porto Alegre. A ação promoverá a viagem de oito jovens gaúchos, de 16 a 18 anos de idade, praticantes de artes marciais e integrantes de projetos sociais, em Boston, nos EUA. O intercâmbio ocorrerá de 22 de julho a 04/08.
O objetivo é realizar uma troca entre as culturas, assim como utilizar o esporte como catalisador de mudanças sociais para a população jovem. A parceria integra os programas RS Seguro e o Sport for Social Change Program (SSC), o qual é financiado pelo Escritório de Assuntos Educacionais e Culturais do Departamento de Estado dos EUA.
Com o acordo de cooperação firmado, foi possível agilizar a emissão dos passaportes dos jovens junto à Superintendência Regional do RS do Departamento de Polícia Federal – SRRS/DPF. As despesas para a emissão dos passaportes dos jovens foram custeadas com recursos do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública – PISEG/RS, decorrentes do Fundo Comunitário Pró-Segurança.
Seleção dos jovens
A Central Única das Favelas (Cufa) também é parceira e colaborou na seleção dos oito jovens que representam as regiões do Estado. Os intercambistas selecionados são moradores de cidades priorizadas pelo RS Seguro, como é o caso do atleta de Jiu-Jitsu João Vitor Rost Padilha, de Tramandaí.
Ele pratica o esporte desde os oito anos de idade e é integrante da Academia Ferreira Behring, onde representa o mestre Silvio Behring. Além disso, Vitor também participa do Projeto Socal Dejone Rambor. Durante a cerimônia, o jovem de 18 anos esteve acompanhado dos vereadores de Tramandaí Geraldo dos Santos (Progressistas) e Rafael Côrrea da Rosa (PTB).
Após a cerimônia, João Vitor fez uma postagem nas redes sociais, onde agradeceu pela oportunidade: Quero agradecer imensamente a oportunidade e a todos que de alguma forma contribuíram para isso acontecer! Um agradecimento especial aos meus professores Douglas Ferreira, Cássio Ferreira e Marcelo Maseda, que desde os meus oito anos, onde iniciei no Jiu-Jitsu, estiveram do meu lado sempre acreditando em mim e nos meus sonhos, e agora por eles e por todos que acreditam em mim irei realizar mais um”, escreveu o jovem.
Além dos jovens, cinco adultos vão acompanhar o grupo: dois representantes da Cufa, duas servidoras da equipe do RS Seguro e uma professora e tradutora da língua inglesa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).